Plano Individual de Cuidados (PIC)

O Ankira usa uma abordagem integrada para o Plano Individual, que procura integrar o Plano Individual de Intervenção (PII) com o Plano Individual de Cuidados (PIC). Este artigo é sobre o PIC.

No Ankira os cuidados e serviços a prestar ao utente estão organizado por áreas 1:

  • Apoio AVD - Alimentação, vestuário, banho, deitar, posicionamentos e levantes, higiene e eliminação;
  • Apoio AIVD - Higiene habitacional, transporte, tratamento de roupa, acompanhamento ao exterior, aquisição de bens e serviços e outros (serviços);
  • Apoio clínico - Consultas (médicas), medicação, sinais vitais, enfermagem, fisioterapia, terapia da fala, terapia ocupacional e nutrição.
1. O Ankira tem ainda uma área de Apoio psicossocial onde são efetuadas avaliações e registos de intervenção psicológica e social e uma área de Atividades onde são planeadas e avaliadas as atividades ocupacionais, de desenvolvimento pessoal e de animação sociocultural.

Em cada área/separador é delineado o plano individual de cuidados ou serviços. Para consultar o PIC de um utente, navegue para PLANOS > plano individual...

...e clique no ícone "PIC" que aparece na linha desse utente na coluna "PIC":

Em alternativa, se tiver já o processo de um utente aberto, pode abrir diretamente o PIC usando o menu de acesso rápido:

Na página do PIC consegue ver os cuidados e serviços que foram planeados nas várias áreas. Para imprimir o PIC clique no botão EXPORTAR no canto superior direito.

Antes de imprimir o PIC pode selecionar quais as são as áreas que devem ser exportadas para o PDF: Dados Pessoais, Apoio AVD, Apoio AIVD e/ou Apoio Clínico. Para isso, desmarque as áreas que não que não devem aparecer na impressão.

Para consultar e exportar o plano individual de cuidados em vigor numa determinada data 2 utilize o calendário no canto superior esquerdo.

2. Isto é útil por exemplo para:
  • perceber que cuidados eram prestados ao utente numa determinada data, ou
  • ter o PIC já preparado para um utente que vai ser admitido numa data posterior.

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos