Planear cuidados - Consultas

Do Plano de Individual de Intervenção (PII) decorre a elaboração do Plano Individual de Cuidados (PIC), que orienta a frequência e os cuidados/serviços que o utente recebe. No Ankira os cuidados estão divididos em quatro áreas: Apoio AVD, Apoio psicossocial, Apoio clínico e Apoio AIVD. Este artigo é sobre a gestão de consultas médicas (marcação).

Marcação de consultas médicas

No Ankira a marcação de consultas é efetuada na área de Apoio clínico, no separador Consultas ou no calendário.

Marcação de consultas no processo

Pode aceder à área de Apoio clínico de duas formas:
  1. Com o processo de um utente aberto, por exemplo em UTENTES > ativos, clique em Apoio clínico no menu de seleção rápida:
  2. Ou clique no ícone respetivo da coluna "Cuidados" em PLANOS > planos individuais:

Para marcar uma consulta carregue em +nova no separador Consultas:

  1. Selecione a tipologia e a especialidade;
  2. Selecione a data e introduza a hora;
  3. Registe o local da consulta, o nome do médico e a distância em km (opcional);
  4. Registe outras indicações ou informações no campo "Observações" (opcional);
  5. Carregue no botão da disquete para gravar.

Marcação de consultas no calendário

Para aceder ao calendário selecione INÍCIO > calendário.

Para marcar uma consulta carregue em ADICIONAR ENTRADA

  1. No tipo de evento (lado esquerdo) selecione "Consulta";
  2. Selecione a data e introduza a hora;
  3. Selecione o utente, a tipologia e a especialidade;
  4. Registe o local da consulta, o nome do médico e outras indicações ou informações nas "Observações" (opcional);
  5. Carregue em GUARDAR.

As consultas médicas adicionadas no calendário também ficam associadas ao processo individual do utente.

Histórico de consultas dos utentes

As consultas médicas do utente (agendadas e realizadas) podem ser consultadas em:

  1. Apoio clínico, separador Consultas OU
  2. INÍCIO > Calendário (selecionando o utente e o filtro "Consultas")

As consultas médicas dos utentes da instituição (agendadas e realizadas) podem ser consultadas em:

  1. INÍCIO > calendário (selecionando o filtro "Consultas");
  2. PLANEAMENTO > ordens de serviço.
As consultas médicas agendadas para os próximos dias são uma das informações que constam no e-mail "Resumo diário" que é enviado diariamente para os endereços de correio eletrónico indicados pela instituição.

Perguntas frequentes

É possível exportar as consultas?

Sim. Em  PLANEAMENTO > ordens de serviço, separador Consultas, pode consultar e exportar as consultas médicas dos utentes da instituição.

Se quiser exportar todas as consultas de um determinado utente, pode fazê-lo na área de Apoio clínico do seu processo individual.

Onde posso agendar análises clínicas e exames médicos?

No Ankira as análises clínicas e exames médicos são marcados como consultas ("Análises" e "Exames").

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