O Plano Individual de Intervenção (PII)

Este artigo refere-se a uma versão do plano individual foi descontinuada. Consulte o artigo Elaborar o Plano Individual para conhecer a nova versão.


O Ankira usa uma abordagem integrada para o Plano Individual do utente, que procura integrar o Plano Individual de Intervenção (PII) com o Plano Individual de Cuidados (PIC). Neste artigo, focamo-nos no primeiro.

O primeiro plano

Se ainda não o fez, recomendamos que comece por criar o PIC do utente, acedendo a "Apoio AVD" e definindo o plano de cuidados em cada uma das suas vertentes (higiene pessoal, vestuário, posicionamentos, etc.). Dessa forma, tirará partido de todas as capacidades de integração de informação do Ankira.

Crie agora um novo plano para o utente. Pode fazê-lo através da lista de acesso rápido, se já tiver o utente aberto, ou acedendo ao menu Plano Individual:

O plano está dividido em 5 separadores - "Plano Individual", "Evolução", "Registos", "Histórico" e "Documentos".

Plano individual 

O primeiro separador tem o PII propriamente dito e está dividido nas seguintes áreas:

  • Elaboração - onde preenche a data de início e outras informações básicas. O sistema assumirá que o novo plano estará em vigor a partir da data de início e durante 6 meses (ou outro período que esteja configurado).
  • Diagnóstico (opcional) - visível apenas se adicionar campos de diagnóstico ao configurar o seu modelo de PII.
  • Objetivos - a tabela de objetivos e intervenções por área funcional (por defeito "Autonomia", "Apoio clínico" e "Psicossocial"). Poderá adicionar tantos objetivos quantos forem necessários.
  • Avaliação (disponível apenas depois de criado o plano) - onde preenche a data e a avaliação do plano, entre outras informações. 

Evolução

Para apoiar a definição dos objetivos do PII (ou a sua posterior avaliação), o separador "Evolução" mostra um conjunto de gráficos com a evolução 1 do utente nos diferentes domínios (autonomia funcional, clínico, psicossocial e atividades).

1 O período a que os gráficos dizem respeito difere de acordo com o momento em que se acede: no momento de criação de um novo plano, são exibidos dados dos últimos 6 meses (ou outro período que esteja configurado); num plano já criado (em vigor ou no histórico), os dados começam na data de início do plano.

Registos

À semelhança do que acontece no separador "Evolução", os "Registos" permitem aceder rapidamente aos últimos registos2 do utente para o período3. São compilados para este separador todos os registos associados ao utente nas diferentes áreas: Diagnóstico (separador da ficha individual), Apoio Clínico e Apoio Psicossocial.

Para além do total de registos efetuados, ao clicar num tipo de registo é possível ver as datas em que estes foram efetuados. No caso de registos com um campo de total ( e.g. escalas), esse valor é também apresentado.

2 Não confundir com os registos do Módulo de Registo. Os registos aqui compilados são do Módulo Base, incluindo escalas e instrumentos de avaliação, de todas as zonas com o título "Registos".

3 Veja também a nota 1, para a "Evolução".

Histórico 

Neste separador tem acesso a todo o histórico dos planos criados para o utente. Na tabela aparece a indicação do plano atualmente aberto e da avaliação, se existir, de cada plano.

Documentos 

No separador dos documentos pode anexar todo o tipo de ficheiros de suporte à avaliação dos planos do utente que queira guardar.

Acompanhamento e avaliação

Uma vez criado, e durante o período que estiver configurado, o plano fica em vigor ( i.e. a ser executado). A qualquer momento, pode ser acedido e ajustado quanto aos seus parâmetros e os objetivos podem ser revistos. Durante esse período, e até ao momento de avaliação, os dados dos separadores "Evolução" e "Registos" vão sendo automaticamente atualizados. 

A avaliação pode ser feita quanto ao cumprimento de cada objetivo individual e/ou apenas de forma global. Ao avaliar individualmente, na tabela de objetivos, usando as cores da coluna "avaliação", o resumo destas avaliações individuais aparece em dois sítios - no topo, agregados pela área...


e no fundo, junto à avaliação global...

Favoritos

Em muitas situações, o tipo de intervenção face a determinados problemas ou necessidades é tipificado (por exemplo, para hipertensos, pode ter na coluna da intervenção "Avaliação regular da tensão arterial"). Para agilizar a criação dos PII, o Ankira tem uma funcionalidade de objetivos "favoritos" para essas situações.

 No fim de cada linha da tabela dos objetivos encontra o botão para adicionar aos favoritos:  . Ao carregar neste botão, o Ankira pede-lhe um nome/código (e.g. "hipertensos") para guardar esta entrada. Se o código já existir, pode atualizar a entrada já existente.

Para adicionar um novo objetivo a partir dos favoritos, basta que carregue no botão de favoritos ao lado do botão para criar novo objetivo. Aparecerá uma caixa onde pode procurar e escolher um dos favoritos já guardados:

Configurar o modelo

O modelo de PII disponibilizado por defeito pelo Ankira tem, para a tabela de objetivos, 3 áreas pré-definidas: Autonomia funcional, Apoio clínico e Psicossocial. Para cada objetivo existem 4 campos principais (Necessidades, Objetivos, Intervenção e Responsável), aos quais se juntam 2 (Avaliação e Observações) geralmente associados ao momento de avaliação.

Cada instituição pode, no entanto, criar um novo modelo de PII no menu de topo, em "Configuração", e depois na zona "Plano Individual": 

Ao criar um novo modelo de plano pode definir 3 tipos de registo:

  • campos de diagnóstico - campos que aparecem numa nova zona (opcional) chamada "Diagnóstico", que precede a tabela dos objetivos;
  • campos dos objetivos - novas colunas, em complemento às 4+2 referidas acima (fixas);
  • campos da avaliação - campos que ficam disponíveis na zona de "Avaliação".

Adicionalmente, podem ser definidas novas áreas para os objetivos, complementando ou substituindo as 3 existentes por defeito.

Perguntas frequentes

O que acontece se duas pessoas estiverem a alterar um plano ao mesmo tempo?

O Ankira deteta quando duas pessoas estão a editar a mesma versão do plano. Nessas situações, acontece o seguinte:

  1. A primeira pessoa grava as alterações que fez, sem qualquer notificação, como se fosse a única a trabalhar no plano;
  2. Quando a segunda pessoa tenta gravar, o sistema verifica que houve alterações desde que começou a editar e mostra, lado a lado, a versão anterior e a modificada de cada campo que foi alterado (o mesmo se aplica a objetivos criados/eliminados);
  3. A segunda pessoa escolhe, para cada campo, se pretende manter as alterações submetidas pela primeira pessoa (opção por defeito).

Criei um plano para um utente mas o Ankira indica que está "sem plano em vigor". Como devo fazer?

Relativamente aos planos individuais de intervenção o Ankira segue o seguinte circuito:

  1. plano não elaborado (nenhum plano criado para o utente);
  2. plano criado, ficando em vigor com início na data inicial e fim passados 6 meses (ou outra duração que esteja configurada);
  3. plano avaliado, deixando de haver um plano em vigor;
  4. novo plano elaborado, voltando ao ponto 2.

O estado atual de cada utente pode ser facilmente consultado ao aceder ao menu Plano Individual. Quando aparece a indicação "sem plano em vigor" é porque avaliou o último sem ter criado um novo.

A tabela de objetivos tem muitas colunas e não fica bem na impressão. O que posso fazer?

Com a introdução do configurador de modelos para o PII, foi adicionada também uma nova funcionalidade que permite alternar a forma de visualização dos objetivos. Se a sua tabela tiver demasiados objetivos, tente clicar no botão  que se encontra no topo da tabela. Os objetivos passarão a aparecer em lista, em vez de tabela.

Porque não aparecem as alterações aos campos que fiz na configuração do plano?

Os planos já existentes ficam sempre associados ao modelo que estava em vigor no momento da criação. Quando cria um novo modelo para o PII, as alterações só entram em vigor nos planos que criar a seguir.

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