Planear cuidados - Fisioterapia

Do Plano de Individual de Intervenção (PII) decorre a elaboração do Plano Individual de Cuidados (PIC), que orienta a frequência e os cuidados/serviços que o utente recebe. No Ankira os cuidados estão divididos em quatro áreas: Apoio AVD, Apoio psicossocial, Apoio clínico e Apoio AIVD. Este artigo é sobre a gestão de intervenções/tratamentos de fisioterapia (plano, registo e controlo).

Tratamentos de fisioterapia

Antes de começar a elaborar os planos de cuidados de fisioterapia dos seus utentes deve verificar se os tratamentos de fisioterapia que efetua na instituição já estão na lista.
No menu junto ao seu nome de utilizador, selecione configuração 1. Na caixa Tratamentos > Fisioterapia tem os tratamentos de fisioterapia. Nesta página pode gerir os tratamentos de fisioterapia da sua instituição (adicionar, editar e apagar).
1. Só os utilizadores com perfil Administrador têm acesso à configuração.

Plano de tratamentos de fisioterapia

No Ankira o plano de cuidados de fisioterapia (intervenções/tratamentos) é elaborado na área de Apoio clínico, no separador FISIOTERAPIA.
Pode aceder à área de Apoio clínico de duas formas:
  1. Com o processo de um utente aberto, por exemplo em UTENTES > ativos, clique em Apoio clínico no menu de seleção rápida:
  2. Ou clique no ícone respetivo da coluna "Cuidados" em PLANOS > planos individuais:
Para estabelecer o plano carregue em +NOVO na secção "Tratamentos" do separador FISIOTERAPIA.
  1. Introduza a data de início do plano e, se aplicável, a data de fim.
  2. Selecione o tipo de intervenção/tratamento.
  3. Selecione a periodicidade (repetição, dias e horas).
  4. Registe outras indicações ou informações no campo "Observações".
  5. Guarde o plano.

Alteração do plano

Periodicamente poderá ser necessário rever o plano de cuidados ( e.g. após revisão do Plano Individual de Intervenção, devido a uma alteração no estado do utente, etc.). Para manter o histórico de alterações ao plano, deve sempre carregar em +novo e definir um novo plano. O botão de edição só deve ser utilizado para corrigir informação.
O plano de tratamentos de fisioterapia estabelecido pode ser consultado no Módulo Base e no Módulo de Registo. 

Ordem de serviço

Em PLANEAMENTO > ordens de serviço, separador FISIOTERAPIA, pode consultar e exportar as intervenções/tratamentos de enfermagem planeados para os utentes da instituição.

Registo de tratamentos de fisioterapia

O registo de tratamentos de fisioterapia pode ser efetuado no Módulo Base ou no Módulo de Registo. O registo de tratamentos de fisioterapia no Módulo Base é efetuado na área de Apoio clínico, na secção "Registos" do separador FISIOTERAPIA.
  1. Carregue em NOVO e selecione "Registo de Fisioterapia"2
  2. Registe as informações.
  3. Guarde o registo.
2. O Registo de Fisioterapia tem os campos "Tipo" (de tratamento), "Intervenções", "Orientações" e "Evolução". No campo "Orientações" existe um botão para enviar uma mensagem com as orientações para os Funcionários no Módulo de Registo.

Controlo de tratamentos de fisioterapia

Para controlar/verificar os tratamentos de fisioterapia 3 que estão a ser prestados aos utentes aceda a CONTROLO > registos e selecione o separador FISIOTERAPIA (MAIS > Saúde).

Para controlar/verificar os tratamentos de fisioterapia que estão a ser prestados a um determinado utente aceda a CONTROLO > registos e selecione "Utente" no separador MAIS.
3. No CONTROLO > registos só aparecem os tratamentos de fisioterapia que são registados no Módulo de Registo.

Perguntas frequentes

É possível adicionar modelos ou instrumentos de avaliação (e.g. avaliação inicial de fisioterapia, escala, ...) ao Ankira?
Sim. A nossa equipa pode adicionar novos formulários ou instrumentos de avaliação na secção "Registos" do separador FISIOTERAPIA; basta enviar o modelo através da ajuda da área de cliente ou para o e-mail suporte@ankira.pt.

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos