Planear serviços - Higiene habitacional

Do Plano de Individual de Intervenção (PII) decorre a elaboração do Plano Individual de Cuidados (PIC), que orienta a frequência e os cuidados/serviços que o utente recebe. No Ankira os cuidados estão divididos em quatro áreas: Apoio AVD, Apoio AIVD, Apoio psicossocial e Apoio clínico. Este artigo é sobre a gestão de serviços de higiene habitacional (plano, registo e controlo).

Configuração de serviços de higiene habitacional

Antes de começar a elaborar os planos de serviços de higiene habitacional dos seus utentes deve verificar os serviços prestados na sua instituição já estão na lista.
No menu conta, selecione "configuração":
Na caixa APOIO AIVD pode gerir os serviços de higiene habitacional (adicionar, editar e apagar).

Plano de serviços de higiene habitacional

No Ankira o plano de serviços de higiene habitacional é elaborado na área de Apoio AIVD, no separador Higiene Habitacional.

Pode aceder a esta área de duas formas:

  1. Com o processo de um utente aberto, por exemplo em UTENTES > ativos, clique em Apoio AIVD no menu de seleção rápida:
  2. Ou clique no ícone respetivo da coluna "Cuidados" em PLANOS > planos individuais:
Para estabelecer o plano carregue em +NOVO.
  1. Confirme a data do plano.
  2. Assinale o tipo de plano (nenhum - sem serviços definidos; global - o mesmo plano para todos os serviços; por serviço - um plano específico para cada serviço).
  3. Assinale/selecione o(s) serviço(s).
  4. Indique a frequência no campo "Repetição".
  5. Indique o(s) dia(s) e/ou hora(s) em que o(s) serviços devem ser prestados.
  6. Registe outras indicações ou observações no campo "Observações".
  7. Guarde o plano.

Alteração do plano

Periodicamente poderá ser necessário rever o plano de serviços ( e.g. após revisão do Plano Individual de Intervenção, devido a uma alteração no estado do utente, etc.). Para manter o histórico de alterações ao plano, deve sempre carregar em +NOVO e definir um novo plano. O botão de edição só deve ser utilizado para corrigir informação.
O plano de serviços de higiene habitacional estabelecido pode ser consultado no Módulo Base em PLANOS > plano individual (coluna "PIC") e na Aplicação de Registo.

Ordem de serviço

Em PLANEAMENTO > ordens de serviço, separador Higiene Habitacional, pode consultar e exportar o mapa com os serviços de higiene habitacional planeados para os utentes da instituição:

Registo de serviços de higiene habitacional

O registo de serviços de higiene habitacional é efetuado no Aplicação de Registo.

Controlo de serviços de higiene habitacional

Para controlar/verificar os serviços de higiene habitacional que estão a ser prestados aos utentes aceda a CONTROLO > registos (e selecione o separador Higiene Habitacional).

Para controlar/verificar os serviços de higiene habitacional que estão a ser prestados a um determinado utente aceda a CONTROLO > registos e selecione "Utente" no separador Mais.

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos