Controlar registos de cuidados

Os registos de cuidados são um dos meios que as instituições têm ao seu dispor para controlar e avaliar o apoio que é prestado e monitorizar a evolução dos seus utentes. Este artigo é sobre o controlo de registos.

Os registos diários efetuados no Módulo de Registo podem ser monitorizados em CONTROLO > registos.

A página Controlo / Registos está dividida em separadores:

  • 6 separadores para os cuidados pessoais (alimentação, banho, deitar, posicionar, higiene pessoal e eliminação);
  • 4 separadores para os cuidados de saúde (medicação, sinais vitais, enfermagem e fisioterapia);
  • 2 separadores para o apoio nas AIVD (higiene habitacional e transporte);
  • 1 separador para o Utente.

Separadores Cuidados

Os separadores relativos aos cuidados pessoais, cuidados de saúde e apoio nas AIVD têm um painel de controlo e uma tabela.

No painel de controlo pode consultar o total 1 de registos2 associados ao cuidado que estiver selecionado:

  • planeados - total de cuidados ou serviços planeados (até ao dia atual)
  • registos - total de cuidados ou serviços registados
  • OK - total de cuidados ou serviços registados de acordo com o plano
  • requerem atenção - total de cuidados ou serviços que requerem atenção (e.g. cuidados ou serviços registados fora do período/horário estabelecido no plano, registos duplicados, etc.)
  • em falta - total de registos em falta relativamente ao plano
  • alertas - total de registos que deram alerta (e.g. registo de recusa de hidratação, diarreia, sangue, fuga, medicação SOS)
  • não planeados - total de cuidados ou serviços registados que não estavam incluídos no plano
1. Os totais são atualizados de acordo com o período e os filtros selecionados.
2. A cada registo registo efetuado no Módulo de Registo podem corresponder vários registos/serviços nesta área de controlo. Por exemplo, um registo de higiene com 3 serviços selecionados aparecerá no controlo desdobrado em 3 "registos".

Na tabela é apresentado o detalhe dos registos efetuados, em cada dia, aos utentes, que pode ser consultado na vista de Grelha ou Listagem.

Vista Grelha

Na vista grelha é apresentada a comparação entre os cuidados planeados e registados, para o período e eventuais filtros selecionados. São utilizados os mesmos ícones do painel de controlo e cores de fundo. Cada célula tem informação sobre o resultado do dia para o utente (com mais detalhe na vista diária e menos na vista mensal).

O ícone e a cor de fundo que aparecem em destaque são os referentes à situação de maior prioridade nos registos do dia, de acordo com a seguinte ordem:
  1. Em falta (vermelho);
  2. Alertas (laranja); 
  3. Requerem atenção (amarelo);
  4. Não planeados (azul);
  5. OK (verde).
Se a célula tiver fundo branco significa que o utente não tem plano para esses dia ou está ausente nesse dia; se a célula tiver o fundo às riscas significa que o utente está ausente apenas num determinado período desse dia (ausência parcial).
Na coluna "R/P" (última coluna da tabela) é apresentada a comparação entre o total de cuidados e serviços planeados para o mês e o total de cuidados e serviços prestados.
Na comparação entre o planeado e o registado são verificados:
  • o número de cuidados ou serviços planeados versus o número de cuidados ou serviços registados;
  • período/horário estabelecido no plano versus horário do registo3
3. Se o plano tiver horas é dada uma margem de tolerância de 1 hora, antes ou depois de cada, dentro da qual é considerado correto o registo ( e.g. o intervalo 08:30-10:30 para um cuidado planeado às 09:30). Nos outros casos é considerado um intervalo consoante o período ( e.g. no período "almoço" é usado o intervalo 11:30-14:00).

No próprio dia, só são colocadas indicações de registos em falta para cuidados ou serviços já decorridos.

Vista Listagem

Na vista listagem são apresentados os registos efetuados (sem comparação entre planeado e registado). Pode exportar os registos efetuados, carregando em exportar.

Separador Utente

No separador Utente encontra todos os registos efetuados para o utente escolhido. Por defeito são mostrados os registos de todos os serviços na semana atual. Pode usar o botão exportar para obter o relatório em PDF.

Período e filtros

Em qualquer um dos separadores desta área, são apresentados por defeito todos os registos efetuados na semana em curso. Para alterar o período ou limitar o número de registos apresentados, são disponibilizados alguns filtros que pode usar para facilitar a análise:

  • período - altere o período a considerar, escolhendo uma vista mensal, semanal ou diária;
  • resposta - inclua os utentes de apenas uma resposta social (separadores de Cuidados);
  • etiquetas - inclua apenas os utentes com as etiquetas escolhidas (separadores de Cuidados);
  • pisos - inclua apenas os utentes dos pisos selecionados (separadores de Cuidados);
  • serviços - inclua apenas os registos dos serviços selecionados (separador Utente).

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