Controlar registos de cuidados
Os registos de cuidados são um dos meios que as instituições têm ao seu dispor para controlar e avaliar o apoio que é prestado e monitorizar a evolução dos seus utentes. Este artigo é sobre o controlo de registos.
Neste artigo:
Os registos diários efetuados no Módulo de Registo podem ser monitorizados em
.A página Controlo / Registos está dividida em separadores:
- 6 separadores para os cuidados pessoais (alimentação, banho, deitar, posicionar, higiene pessoal e eliminação);
- 4 separadores para os cuidados de saúde (medicação, sinais vitais, enfermagem e fisioterapia);
- 2 separadores para o apoio nas AIVD (higiene habitacional e transporte);
- 1 separador para o Utente.
Separadores Cuidados
Os separadores relativos aos cuidados pessoais, cuidados de saúde e apoio nas AIVD têm um painel de controlo e uma tabela.
No painel de controlo pode consultar o total 1 de registos2 associados ao cuidado que estiver selecionado:
- planeados - total de cuidados ou serviços planeados (até ao dia atual)
- registos - total de cuidados ou serviços registados
- OK - total de cuidados ou serviços registados de acordo com o plano
- requerem atenção - total de cuidados ou serviços que requerem atenção (e.g. cuidados ou serviços registados fora do período/horário estabelecido no plano, registos duplicados, etc.)
- em falta - total de registos em falta relativamente ao plano
- alertas - total de registos que deram alerta (e.g. registo de recusa de hidratação, diarreia, sangue, fuga, medicação SOS)
- não planeados - total de cuidados ou serviços registados que não estavam incluídos no plano
1. Os totais são atualizados de acordo com o período e os filtros selecionados.
2. A cada registo registo efetuado no Módulo de Registo podem corresponder vários registos/serviços nesta área de controlo. Por exemplo, um registo de higiene com 3 serviços selecionados aparecerá no controlo desdobrado em 3 "registos".
Na tabela é apresentado o detalhe dos registos efetuados, em cada dia, aos utentes, que pode ser consultado na vista de Grelha ou Listagem.
Vista Grelha
- Em falta (vermelho);
- Alertas (laranja);
- Requerem atenção (amarelo);
- Não planeados (azul);
- OK (verde).
- o número de cuidados ou serviços planeados versus o número de cuidados ou serviços registados;
- período/horário estabelecido no plano versus horário do registo3
3. Se o plano tiver horas é dada uma margem de tolerância de 1 hora, antes ou depois de cada, dentro da qual é considerado correto o registo ( e.g. o intervalo 08:30-10:30 para um cuidado planeado às 09:30). Nos outros casos é considerado um intervalo consoante o período ( e.g. no período "almoço" é usado o intervalo 11:30-14:00).
No próprio dia, só são colocadas indicações de registos em falta para cuidados ou serviços já decorridos.
Vista Listagem
Na vista listagem são apresentados os registos efetuados (sem comparação entre planeado e registado). Pode exportar os registos efetuados, carregando em
.Separador Utente
No separador Utente encontra todos os registos efetuados para o utente escolhido. Por defeito são mostrados os registos de todos os serviços na semana atual. Pode usar o botão
para obter o relatório em PDF.
Período e filtros
Em qualquer um dos separadores desta área, são apresentados por defeito todos os registos efetuados na semana em curso. Para alterar o período ou limitar o número de registos apresentados, são disponibilizados alguns filtros que pode usar para facilitar a análise:
- período - altere o período a considerar, escolhendo uma vista mensal, semanal ou diária;
- resposta - inclua os utentes de apenas uma resposta social (separadores de Cuidados);
- etiquetas - inclua apenas os utentes com as etiquetas escolhidas (separadores de Cuidados);
- pisos - inclua apenas os utentes dos pisos selecionados (separadores de Cuidados);
- serviços - inclua apenas os registos dos serviços selecionados (separador Utente).