Planear cuidados - Terapia Ocupacional, Terapia da Fala e Nutrição

Do Plano de Individual de Intervenção (PII) decorre a elaboração do Plano Individual de Cuidados (PIC), que orienta a frequência e os cuidados/serviços que o utente recebe. No Ankira os cuidados estão divididos em quatro áreas: Apoio AVD, Apoio psicossocial, Apoio clínico e Apoio AIVD. Este artigo é sobre a gestão de intervenções/tratamentos de terapia ocupacional, terapia da fala e nutrição (plano e registo).

Tratamentos de Terapia Ocupacional e Terapia da Fala

Antes de começar a elaborar os planos de cuidados de Terapia Ocupacional e Terapia da Fala dos seus utentes deve verificar se os tratamentos de Terapia Ocupacional e Terapia da Fala que efetua na instituição já estão na lista.
No menu junto ao seu nome de utilizador, selecione configuração 1. Na caixa Tratamentos > Terapia Ocupacional tem os tratamentos de Terapia Ocupacional; na caixa Tratamentos > Terapia da Fala tem os tratamentos de Terapia da Fala. Nesta página pode gerir os tratamentos de Terapia Ocupacional e de Terapia da Fala da sua instituição (adicionar, editar e apagar).
1. Só os utilizadores com perfil Administrador têm acesso à configuração. 

Planos de tratamentos de Terapia Ocupacional e Terapia da Fala

No Ankira os planos de cuidados de Terapia Ocupacional e Terapia da Fala (intervenções/tratamentos) são elaborado na área de Apoio clínico, no separador OUTROS.
Pode aceder à área de Apoio clínico de duas formas:
  1. Com o processo de um utente aberto, por exemplo em UTENTES > ativos, clique em Apoio clínico no menu de seleção rápida:
  2. Ou clique no ícone respetivo da coluna "Cuidados" em PLANOS > planos individuais:
Para estabelecer o plano de cuidados de Terapia Ocupacional carregue em +NOVO na secção "Tratamentos" de Terapia Ocupacional do separador OUTROS para estabelecer o plano de cuidados de Terapia da Fala carregue em NOVO na secção "Tratamentos" de Terapia da Fala do separador OUTROS.
  1. Introduza a data de início do plano e, se aplicável, a data de fim.
  2. Selecione o tipo de intervenção/tratamento.
  3. Selecione a periodicidade (repetição, dias e horas).
  4. Registe outras indicações ou informações no campo "Observações".
  5. Guarde o plano.

Alteração do plano

Periodicamente poderá ser necessário rever o plano de cuidados ( e.g. após revisão do Plano Individual de Intervenção, devido a uma alteração no estado do utente, etc.). Para manter o histórico de alterações ao plano, deve sempre carregar em +NOVO e definir um novo plano. O botão de edição só deve ser utilizado para corrigir informação.

Registo de tratamentos de Terapia Ocupacional e Terapia da Fala

O registo de tratamentos de Terapia Ocupacional é efetuado no Módulo Base, na área de Apoio clínico, na secção "Registos" de Terapia Ocupacional do separador OUTROS; o registo de tratamento de Terapia da Fala é efetuado no Módulo Base, na área de Apoio clínico, na secção "Registos" de Terapia da Fala do separador OUTROS.
  1. Carregue em NOVO e selecione "Registo de Terapia Ocupacional" ou "Registo de Terapia da Fala".
  2. Registe as informações.
  3. Guarde o registo.

Registos de Nutrição

Os registos de nutrição são efetuados no Módulo Base, na área de Apoio clínico, na secção "Registos" de Nutrição do separador OUTROS.

  1. Carregue em NOVO e selecione o formulário (e.g. dados antropométricos, registo de nutrição, etc.).
  2. Registe as informações.
  3. Guarde o registo.

Perguntas frequentes

É possível adicionar modelos ou instrumentos de avaliação ( e.g. questionário de interesses, escala, ...) ao Ankira?
Sim. A nossa equipa pode adicionar novos formulários ou instrumentos de avaliação na secção "Registos" do separador OUTROS; basta enviar o modelo através da ajuda da área de cliente ou para o e-mail suporte@ankira.pt. 

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos