Planear cuidados - Posicionamentos e levantes

Do Plano Individual de Intervenção (PII) decorre a elaboração do Plano Individual de Cuidados (PIC), que orienta a frequência e os cuidados/serviços que o utente recebe. No Ankira os cuidados estão divididos em quatro áreas: Apoio AVD, Apoio AIVD, Apoio psicossocial e Apoio clínico. Este artigo é sobre a gestão de posicionamentos e levantes  (plano, registo e controlo).

Plano de posicionamentos e levantes

No Ankira o plano de posicionamentos e levantes é elaborado na área de Apoio AVD, no separador Posicionar.

Pode aceder a esta área de duas formas:

  1. Com o processo de um utente aberto, por exemplo em UTENTES > ativos, clique em Apoio AVD no menu de seleção rápida:
  2. Ou clique no ícone respetivo da coluna "Cuidados" em PLANOS > planos individuais:

Para estabelecer o plano carregue em +.

  1. Confirme a data de início do plano.
  2. Avalie o nível de dependência1 do utente nas seguintes atividades da vida diária: transferência cadeira-cama (passagem cadeira-cama), deambulação e subir escadas (escadas), selecionando o item adequado na lista.
  3. Selecione os períodos/horários2 em que o utente deve ser posicionado (alternância de decúbito).
  4. Selecione os períodos do(s) levante(s)2.
  5. Registe outras indicações ou informações no campo "Observações".
  6. Guarde o plano.

1, Se efetuou a avaliação inicial do nível de dependência na área de Dados pessoais, no separador Dependência, quando o candidato se inscreveu ou quando o utente foi admitido, ao entrar no separador Posicionar, tem acesso ao nível de dependência do utente nas atividades da vida diária transferência cadeira-cama (passagem cadeira-cama), deambulação e subir escadas (escadas) nessa data
2. Para adicionar outros períodos/horários envie-nos uma mensagem/e-mail.

Alteração do plano

Periodicamente poderá ser necessário rever o plano de cuidados ( e.g. após revisão do Plano Individual de Intervenção, devido a uma alteração no estado do utente, etc.). Para manter o histórico de alterações ao plano, deve sempre carregar em + e definir um novo plano. O botão de edição só deve ser utilizado para corrigir informação.

O plano de posicionamentos e levantes estabelecido pode ser consultado no Módulo Base em PLANOS > plano individual (coluna "PIC") e no Módulo de Registo.

Ordem de serviço

Em PLANEAMENTO > ordens de serviço, separador Posicionar, pode consultar e exportar os posicionamentos e levantes planeados para os utentes da instituição:

Registo de posicionamentos e levantes

O registo de posicionamentos e levantes é efetuado no Módulo de Registo.

Controlo de posicionamentos e levantes

Para controlar/verificar os cuidados de eliminação que estão a ser prestados aos utentes aceda a CONTROLO > registos e selecione o separador Posicionar.

Para controlar/verificar os cuidados de eliminação que estão a ser prestados a um determinado utente aceda a CONTROLO > registos e selecione "Utente" no separador Mais.

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos