Planear cuidados - Medicação

Do Plano de Individual de Intervenção (PII) decorre a elaboração do Plano Individual de Cuidados (PIC), que orienta a frequência e os cuidados/serviços que o utente recebe. No Ankira os cuidados estão divididos em quatro áreas: Apoio AVD, Apoio psicossocial, Apoio clínico e Apoio AIVD. Este artigo é sobre a gestão de medicação (plano, registo e controlo).

Plano de tomas de medicamentos

No Ankira o plano de medicação (tomas de medicamentos) é elaborado na área de Apoio clínico, no separador MEDICAÇÃO.

  1. Com o processo de um utente aberto, por exemplo em UTENTES > ativos, clique em Apoio clínico no menu de seleção rápida:
  2. Ou clique no ícone respetivo da coluna "Cuidados" em PLANOS > planos individuais:

Para adicionar um medicamento carregue em +NOVA no separador MEDICAÇÃO:

  1. Escreva o nome do medicamento (se o medicamento estiver na base de dados, selecione o nome do medicamento na listagem);
  2. Selecione a unidade e a via de administração;
  3. Se for um medicamento que deve ser administrado em SOS, assinale "sos"
  4. Se for um medicamento que é colocado na caixa de medicação, assinale "box".
  5. Introduza a data de início e, se aplicável, a data de fim (por exemplo para antibióticos)1.
  6. Selecione a frequência (diária, semanal, etc.).
  7. Registe informações adicionais no campo "Observações".
  8. Selecione a quantidade a administrar em cada período/hora.
  9. Guarde o plano.

1. Se houver indicação médica para suspender ou retirar um medicamento, edite a entrada e introduza a data de fim. O medicamento passa para o histórico (MEDICAÇÃO ANTERIOR).

O plano de medicação pode ser exportado sem histórico e com histórico no separador MEDICAÇÃO ou na Nota de Alta / Transferência.

A medicação em box

Em cada medicamento existe um opção para indicar se é distribuído numa box. A ativação desta opção serve essencialmente dois propósitos no Módulo de Registo

  • Por defeito, não são mostrados2 os medicamentos que estão na box. Isto é, quem administra a medicação verifica que há medicação para administrar em jejum, ao pequeno-almoço, etc., mas não tem acesso aos nomes dos medicamentos a administrar.
  • O registo da administração de vários utentes, para o mesmo período, pode ser feito em simultâneo. Por exemplo, um utilizador pode selecionar múltiplos utentes com a box do pequeno-almoço e, com um único registo, indicar a administração nesse período.
2. Na página de configuração pode alterar as definições relativamente à visibilidade dos medicamentos na box e à possibilidade de os selecionar individualmente.

Registo de tomas de medicamentos

O registos de administração de medicação (tomas de medicamentos) é efetuado no Módulo de Registo.

Controlo de tomas de medicamentos

Para controlar os medicamentos administrados aos utentes aceda a CONTROLO > registos (e selecione "Saúde" no separador MAIS).

Para controlar/verificar os medicamentos administrados a um determinado utente aceda a CONTROLO > registos e selecione "Utente" no separador MAIS.

Mapas e relatórios

Com base na medicação introduzida nos planos individuais dos utentes, o Ankira gera automaticamente dois tipos de mapas:

  1. Em PLANOS > medicação pode consultar e exportar uma estimativa do consumo de medicamentos (diário ou mensal) que tem por base os planos de medicação estabelecidos para os utentes da instituição.
  2. Nesta página pode também consultar e exportar os planos de medicação dos utentes nos para os próximos 8 dias (e.g. para preparar a medicação ou enviar para a farmácia).

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos