Nota de alta ou transferência
Em situação de emergência, doença ou transferência para outra resposta/unidade é necessário fornecer informação clínica para uma adequada receção do utente e continuidade na prestação de cuidados de saúde. O Ankira tem disponível uma Nota de Alta/Transferência que recolhe toda a informação relevante registada no processo individual do utente. Este artigo é sobre a elaboração/exportação da Nota de Alta ou Transferência.
Nota de Alta no Módulo Base
Pode aceder à informação clínica do seu utente em situação de emergência no Módulo Base de duas formas:
- Com o processo de um utente aberto, por exemplo em
- Ou clique no ícone respetivo da coluna "Ações" em
:
O "documento" disponibiliza as seguintes dados e informações:
- Dados pessoais e data de admissão;
- Contactos da instituição e do familiar de referência;
- Informação de saúde;
- Consultas médicas realizadas;
- Plano terapêutico (medicação);
- Sinais vitais registados;
- Vacinas administradas;
- Ocorrências (situações anómalas) registadas.
Antes de exportar o documento - carregar em
- tem a possibilidade de:- Alterar o nome do documento (e.g. para Ficha Clínica).
- Selecionar quais as secções a exportar, colocando (para incluir) ou retirando o visto (para excluir).
- Introduzir no campo "Observações" informações sobre o episódio de emergência, a situação do utente, a necessidade de cuidados de saúde, etc..
Nota de Transferência
Em caso de transferência para outra resposta/unidade, cada profissional (Psicólogo, Assistente Social, Médico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, etc.) pode elaborar o seu relatório de alta/transferência na área onde efetua os registos no Módulo Base. Para este efeito está disponível, nas secções "Registos" de vários separadores das áreas de Apoio psicossocial e Apoio clínico, o formulário "Registo de Nota de Alta".
Para aceder à informação do utente em caso de transferência para outra resposta/unidade, incluindo aos relatórios de nota de alta/transferência elaborados pelos vários profissionais, os passos são idênticos aos da nota de alta.
Nota de Alta/Transferência na Aplicação de Registo
Na Aplicação de Registo também é possível aceder a informação clínica do utente em situação de emergência. Para um utilizador da Aplicação de Registo poder descarregar a Nota de Alta/Transferência, o cargo que lhe está associado tem de ter permissão para o efeito ("Nota de Alta").
Para ler mais sobre as permissões da Aplicação de Registo em Alterar perfis e permissões de utilizadores.
Na Aplicação de Registo não é possível efetuar alterações antes de exportar a Nota de Alta/Transferência. O documento inclui os dados e informações definidos na configuração.
Configuração
O Ankira permite definir, tanto para o Módulo Base como para a Aplicação de Registo, exatamente que dados e informações são incluídos na geração da nota de alta.
Para definir estas opções, aceda à página de configuração:
Na secção "Nota de Alta", é apresentado um quadro onde é possível definir:
- O título por defeito1 a atribuir ao documento
- Os dados incluídos por defeito no Módulo Base
- Os dados incluídos na Aplicação de Registo
1. No Módulo Base, o utilizador pode alterar a seleção antes de exportar o documento. No caso da Aplicação de Registo, o documento é sempre exportado tal como definido na configuração.
Na sub-secção "Campos Extra" é ainda possível indicar que campos "extra" (criados para a instalação) da ficha do utente devem ser incluídos na área dos dados pessoais.