Alterar perfis e permissões de utilizadores

Ocasionalmente, pode necessitar de alterar o perfil de alguns utilizadores ou alterar as suas permissões para lhes dar acesso a mais ou menos áreas e privilégios. Este artigo é sobre perfis e permissões de acesso de utilizadores.

Permissões no Módulo Base

O controlo de acessos no Ankira é feito com um mecanismo de atribuição de permissões. Estas permissões podem ser abrangentes (e.g. ter acesso às Atividades) ou específicas (e.g. poder eliminar um registo na área de Controlo).

Estas permissões são atribuídas aos utilizadores de acordo com o seu perfil e, opcionalmente, ajustadas individualmente.

Perfis de utilizadores

Quando é criado um utilizador do Ankira, é-lhe associado um perfil. Os perfis concedem um conjunto de permissões pré-definidas aos utilizadores, que podem ser alteradas para cada utilizador

Exemplos de perfis incluem Administrativo, Animador Sociocultural, Assistente Social, Diretor Técnico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Gerontólogo, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta da Fala e Terapeuta Ocupacional.

Há ainda alguns perfis especiais:

  • Administrador - um perfil com acesso a todas as áreas e configurações disponíveis, e que pode criar, editar e eliminar utilizadores; apenas outro utilizador com o mesmo perfil pode alterar ou remover um Administrador.
  • Gestor - este perfil tem, à semelhança do Administrador, permissão para aceder às múltiplas áreas e configurações. Também pode criar, editar e eliminar utilizadores, exceto outros gestores ou administradores.
  • Familiar - perfil destinado a conceder acesso de utilizador externo a um utente específico (apenas um conjunto restrito de dados); este utilizador tem de ser associado a esse utente. Saiba mais sobre a Área do Familiar.
  • Convidado - perfil com acesso global de consulta, sem permissões de escrita. Pode ser usado, por exemplo, para efeitos de auditoria.
  • Inativo - perfil sem permissões de acesso.

Alteração de perfis de utilizadores

Se for necessário alterar o perfil de um utilizador, um Administrador pode fazê-lo em qualquer altura.

  1. Aceda a conta > utilizadores e edite o utilizador pretendido.
  2. Selecione o novo perfil.
  3. Guarde as alterações.

Permissões de utilizadores

Como Administrador, pode gerir as permissões individuais de um utilizador em conta > utilizadores, clicando em "permissões".

Dentro de cada menu/separador assinale quais são os privilégios do utilizador (leitura, edição e/ou eliminação).

O utilizador não conseguirá aceder a menus/separadores em que não tenha nenhum privilégio assinalado.

No menu "Ocorrência" tem a possibilidade de assinalar quais são os tipos de ocorrência que um utilizador que consegue ler/visualizar.

Permissões no Módulo de Registo

No Módulo de Registo do Ankira as permissões estão associadas aos cargos (funções). Ao contrário do que acontece no Módulo Base, os utilizadores do Módulo de Registo têm, por defeito, acesso a todas as áreas.

Como Administrador, pode limitar as permissões de cada cargo em conta > utilizadores > Módulo de Registo > permissões.

  1. Abra a edição do cargo que pretende alterar.
  2. Assinale os cuidados/serviços a que os funcionários com o cargo selecionado devem ter acesso.
  3. Guarde as alterações.
Os funcionários sem cargo associado têm acesso a todos os cuidados/serviços.

Perguntas frequentes

É possível restringir a alteração dos registos criados nas zonas "Registos"?

Sim. Na página de configuração, no item "Gerais" da caixa "Instituição", encontrará a opção "Permitir edição de registos no Módulo Base". Ao desativar essa opção, esses registos deixarão de poder ser alterados.

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