Planear cuidados - Higiene

Do Plano Individual de Intervenção (PII) decorre a elaboração do Plano Individual de Cuidados (PIC), que orienta a frequência e os cuidados/serviços que o utente recebe. No Ankira os cuidados estão divididos em quatro áreas: Apoio AVD, Apoio AIVD, Apoio psicossocial e Apoio clínico. Este artigo é sobre a gestão de cuidados de higiene (plano, registo e controlo).

Plano de cuidados de higiene

No Ankira o plano de cuidados de higiene é elaborado na área de Apoio AVD, no separador Higiene Pessoal.

Pode aceder a esta área de duas formas:

  1. Com o processo de um utente aberto, por exemplo em UTENTES > ativos, clique em Apoio AVD no menu de seleção rápida:

  2. Ou clique no ícone respetivo da coluna "Cuidados" em PLANOS > planos individuais:
Para estabelecer o plano carregue em +novo.
  1. Confirme a data de início do plano.
  2. Avalie o nível de dependência1 do utente na atividade da vida diária higiene corporal, selecionando o item adequado na lista.
  3. Indique se o utente tem plano de cuidados de higiene, selecionado a opção2.
  4. Selecione o(s) serviço(s), a(s) frequência(s), o(s) dia(s) e o(s) período(s) ou horário(s) em que devem ser prestados.
  5. Registe outras indicações ou informações no campo "Observações". [HUMANITUDE]
  6. Guarde o plano.

1. Se efetuou a avaliação inicial do nível de dependência na área de Dados pessoais, no separador Dependência, quando o candidato se inscreveu ou quando o utente foi admitido, ao entrar no separador Higiene, tem acesso ao nível de dependência do utente nas atividade de vida diária nessa data.
2. Na higiene podem ser elaborados planos globais (todos os cuidados/serviços têm a mesma frequência e horário) e planos por cuidado/serviço (cada cuidado/serviço tem uma frequência e horário específico).

Alteração do plano

Periodicamente poderá ser necessário rever o plano de cuidados ( e.g. após revisão do Plano Individual de Intervenção, devido a uma alteração no estado do utente, etc.). Para manter o histórico de alterações ao plano, deve sempre carregar em +novo e definir um novo plano. O botão de edição só deve ser utilizado para corrigir informação.
O plano de cuidados no banho estabelecido pode ser consultado no Módulo Base em PLANOS > plano individual (coluna "PIC") e no Módulo de Registo.

Ordem de serviço

Em PLANEAMENTO > ordens de serviço, separador Higiene Pessoal, pode consultar e exportar os cuidados/serviços de higiene planeados para os utentes da instituição:

Registo de cuidados de higiene

O registo de cuidados de higiene é efetuado no Módulo de Registo.

Controlo de cuidados de higiene

Para controlar/verificar os cuidados de higiene que estão a ser prestados aos utentes aceda a CONTROLO > registos e selecione o separador Higiene Pessoal.
Para controlar/verificar os cuidados de higiene que estão a ser prestados a um determinado utente aceda a CONTROLO > registos e selecione "Utente" no separador Mais.

Perguntas Frequentes

Onde devo planear o banho? No separador Banho ou no separador Higiene Pessoal?

Cada instituição deve optar pela forma de planeamento dos banhos que melhor se adequa à sua forma de trabalhar.

Se preferir gerir os banhos de forma autónoma, com um mapa específico para o serviço, deve optar pelo separador do Banho. Os registos efetuados no separador do Banho no Módulo de Registo também são mais completos, já que permitem a indicação do tipo de banho (completo, parcial, completo no leito ou parcial no leito).

Se, por outro lado, preferir fazer o planeamento do banho de forma integrada com os restantes cuidados de higiene pessoal, deve optar pelo separador Higiene Pessoal.

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