Planear cuidados - Eliminação

Do Plano Individual de Intervenção (PII) decorre a elaboração do Plano Individual de Cuidados (PIC), que orienta a frequência e os cuidados/serviços que o utente recebe. No Ankira os cuidados estão divididos em quatro áreas: Apoio AVD, Apoio AIVD, Apoio psicossocial e Apoio clínico. Este artigo é sobre a gestão de cuidados de eliminação (plano, registo e controlo).

Artigos de eliminação

Antes de começar a elaborar os planos de cuidados de eliminação dos seus utentes deve verificar se os artigos de eliminação que utiliza na instituição já estão na lista de artigos de eliminação.

Selecione CONTROLO > artigos. No separador Eliminação tem os artigos de eliminação. Nesta página pode gerir os artigos de eliminação da sua instituição (adicionar, editar e eliminar).

Plano de cuidados de eliminação

No Ankira o plano de cuidados de eliminação é elaborado na área de Apoio AVD, no separador Eliminação. 

Para aceder a esta área selecione:

  1. UTENTES > ativos, escolha o utente e aceda ao Apoio AVD no menu de seleção rápida OU
  2. PLANOS > planos individuais e aceda ao Apoio AVD na coluna "Cuidados".

Para estabelecer o plano carregue em +novo.

  1. Confirme a data de início do plano.
  2. Avalie o nível de dependência1 do utente nas seguintes atividades da vida diária: controlo vesical (micção), controlo intestinal (dejeção) e uso da casa de banho (uso do vaso), selecionando o item adequado na lista.
  3. Indique se o utente precisa de ajuda nas idas ao WC (escolha uma das opções).
  4. Selecione os artigos de eliminação que o utente utiliza e indique com que frequência e em que horários (ou períodos) devem ser mudados.
  5. Registe outras indicações ou informações no campo "Observações".
  6. Guarde o plano.
1 O Ankira adota o Índice de Barthel. Se efetuou a avaliação inicial do nível de dependência na área de Dados pessoais, no separador Dependência, quando o candidato se inscreveu ou quando o utente foi admitido, ao entrar no separador Eliminação, tem acesso ao nível de dependência do utente nas atividades da vida diária controlo vesical (micção), controlo intestinal (dejeção) e uso da casa de banho (uso do vaso) nessa data.

Alteração do plano

Periodicamente poderá ser necessário rever o plano de cuidados ( e.g. após revisão do Plano Individual de Intervenção, devido a uma alteração no estado do utente, etc.). Para manter o histórico de alterações ao plano, deve sempre carregar em +novo e definir um novo plano. O botão de edição só deve ser utilizado para corrigir informação.

O plano de cuidados de eliminação estabelecido pode ser consultado no Módulo Base e no Módulo de Registo. 

Ordem de serviço

Em PLANEAMENTO > ordens de serviço, separador Eliminação, pode consultar e exportar os cuidados de eliminação planeados para os utentes da instituição.

Registo de cuidados de eliminação

registo de cuidados de eliminação é efetuado no Módulo de Registo.

Controlo de cuidados de eliminação

Registos

Para controlar/verificar os cuidados de eliminação que estão a ser prestados aos utentes aceda a CONTROLO > registos e selecione o separador Eliminação.

Para controlar/verificar os cuidados de eliminação que estão a ser prestados a um determinado utente aceda a CONTROLO > registos e selecione "Utente" no separador Mais.

Consumo

No CONTROLO > individual, na coluna "Eliminação", pode consultar as despesas mensais do utente com artigos de eliminação. O Ankira apresenta a despesa real com base no registo e a despesa prevista com base no plano (e ausências do utente).
Em CONTROLO > consumo pode verificar o consumo mensal de artigos de eliminação.

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos