Registar cuidados - Eliminação

O registo de cuidados e serviços prestados aos utentes, nomeadamente no apoio nas AVD, AIVD e saúde, é efetuado no Módulo de Registo. Este artigo é sobre o registo de cuidados de eliminação.

O registo de cuidados de eliminação pode ser efetuado selecionando o utente (menu Utentes) ou o serviço (menus Cuidados).

Vista Serviços

Para registar os cuidados de eliminação prestados aos utentes carregue em Cuidados > Eliminação. No cartão de cada utente aparece o plano de cuidados:

Nos cuidados de eliminação o utilizador pode consultar as seguintes informações:

  1. Número de registos efetuados versus número de mudas planeadas para o dia; 
  2. Etiquetas associadas ao utente;
  3. Nível de dependência do utente na micção, dejeção e uso do vaso sanitário;
  4. Indicação da necessidade de apoio nas idas ao WC;
  5. Artigos de eliminação (e.g. fraldas) e horas/períodos em que estes devem ser mudados. 
  6. Observações relativas aos cuidados de eliminação.

Para registar os cuidados prestados a um utente na eliminação carregue no cartão do utente e:

  1. Selecione o período;
  2. Verifique se os artigos selecionados foram os que efetivamente utilizou (o sistema assume que foram utilizados os artigos de eliminação que estavam planeados para a hora/período selecionado);
  3. Assinale se foram eliminadas fezes e/ou urina e eventuais alterações nas fezes e/ou urina;
  4. Registe informações adicionais no campo "Observações";
  5. Carregue em GRAVAR.

No limite pode apenas registar a data e hora da eliminação ou, no caso das idas ao WC, a data e hora da ida ao WC (assinalando a opção "ida ao WC").

Múltiplos registos

Para efetuar os registos de eliminação de vários utentes em simultâneo selecione os vários utentes, carregando nos respetivos cartões.

Nesta situação, os materiais definidos no plano de cuidados de cada utente ficam automaticamente associados aos registos.

Filtros

No Módulo de Registo, por defeito, aparecem todos os utentes com cuidados planeados para o dia (e que não estejam ausentes da instituição). O botão de filtro permite-lhe alterar esta seleção:

  • Se necessitar de efetuar registos de eliminação que não estavam planeados para o dia (ou em utentes que só necessitam de apoio na ida ao WC), retire o visto da opção "planeado para hoje";
  • Se precisar de registar cuidados de eliminação prestados a utentes que ainda estão marcados como ausentes, retire o visto da opção "excluir ausentes";
  • Se quiser selecionar apenas os utentes de uma resposta social, piso e/ou etiquetas, selecione as respetivas opções;
  • Se faz a atribuição de utentes a funcionários, ao ativar a opção "Meus Utentes" mostrará apenas os utentes associados ao utilizador.

Vista Utentes

Na vista Utentes pode consultar os cuidados e/ou serviços planeados para cada utente e registar os cuidados e/ou serviços prestados. Para isso, carregue em Utentes e selecione o utente.

Para registar os cuidados prestados na eliminação, basta carregar no cartão referente à eliminação e proceder conforme descrito em Vista Serviços.

Na vista Utentes pode efetuar registos de eliminação em utentes que não têm plano de cuidados de eliminação, retirando o visto do filtro "planeado para hoje".

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos