Trabalhar com a aplicação de Registo

A aplicação de Registo coloca o Módulo de Registo no seu bolso para que possa facilmente registar cuidados e serviços, dentro e fora da instituição. Permite registar cuidados e serviços prestados aos utentes, bem como comunicar com a sua equipa (através dos sistemas de ocorrências e mensagens), com a vantagem de funcionar em qualquer lugar (mesmo sem acesso à internet).

Descarregar a aplicação

Para descarregar a aplicação de Registo abra o seu navegador de internet e coloque o endereço https://registo.ankira.pt.

Introduza os dados de acesso da sua instituição (os dados de acesso estão disponíveis no Módulo Base em conta > utilizadores, separador Módulo de Registo)1.

1. A aplicação do Módulo de Registo só está disponível no Plano Essencial (para instituições que têm acesso ao Módulo de Registo e têm um código de acesso atribuído).

Se tem acesso a várias instituições, tem de carregar na seta no canto superior esquerdo e carregar em +ADICIONAR para introduzir os dados de acesso de outra instituição.

Instalar a aplicação (Android e iOS)

Para uma melhor experiência em tablets e smartphones, pode instalar a aplicação no dispositivo.

Depois de interagir alguns segundos com a aplicação, aparecerá em baixo uma barra com a ação “Adicionar Registo ao ecrã principal” (ou similar).
Clique na barra e confirme no ecrã seguinte. Passará a ter o ícone da aplicação junto das restantes.

Atualizações

A Aplicação de Registo deve ser mantida sempre atualizada, para incorporar todas as funcionalidades ou correções implementadas pela equipa Ankira.

Sempre que estiver disponível uma atualização para a Aplicação de Registo aparecerá uma notificação no rodapé.

Basta clicar ou tocar na notificação para que seja instalada a nova versão. Este é um processo muito rápido.

Utilizar aplicação

Entrar

Depois de aceder à instituição, selecione o seu utilizador (nome) e introduza o seu código de acesso 2.

2. Os acessos são criados no Módulo Base. Para mais informações sobre a criação de contas consulte o artigo Criar e gerir contas.

Consultar últimas ocorrências e mensagens

Depois de entrar, verá de imediato as ocorrências registadas nas últimas horas (ou desde o seu último acesso).

Se tiver mensagens novas da sua equipa, também aparecerão antes de começar.
Carregue em CONTINUAR para ir para os serviços.

Serviços/cuidados

São apresentados os serviços/cuidados disponíveis, de acordo com as permissões atribuídas. Clique num para começar a fazer os registos.

Pode também aceder em qualquer momento a um dos serviços usando o menu de topo.
Pode voltar a este ecrã clicando no logotipo do Ankira®.

Registo de serviço/cuidado

A área de trabalho está dividida em 2 zonas 3:
3. Em alguns dispositivos mais pequenos, como os smartphones, a área de registo só fica visível após seleção do utente.

Do lado esquerdo são apresentados os utentes em “cartões”. Cada cartão tem:

  • o número de registos planeados e efetuados
  • a dependência, no caso dos “Cuidados”
  • os serviços planeados

Do lado direito são apresentados os últimos registos do serviço.

Por defeito, apenas são apresentados todos utentes/serviços planeados para o dia. Pode usar os filtros disponíveis:

  • Incluir utentes ausentes
  • Filtrar por resposta social
  • Filtrar por piso
  • Filtrar por etiqueta
  • Filtrar pelos “meus utentes”4

4. Para usar o filtro “meus utentes” deve associar utentes a funcionários no Módulo Base (na ficha do utente ou na ficha do funcionário).
Depois de selecionado o(s) utente(s), aparecem as opções de acordo com o tipo de registo. Neste exemplo, pode escolher o tipo de banho (completo, incompleto, ...) 5.
A data e hora são preenchidos automaticamente, mas pode alterar. As observações são de preenchimento opcional.
5. Na maioria dos serviços é possível selecionar vários utentes e fazer registos em simultâneo.
Em vez de selecionar primeiro o serviço, pode ser mais prático escolher um utente e fazer de seguida vários registos ( e.g. no SAD ou nos acamados).
Para isso, selecione “Utentes” no menu ou no ecrã inicial, e de seguida escolha o utente.
De seguida, basta selecionar os serviços e fazer os registos.
À semelhança do que acontece nos serviços, na vista de utente apenas aparecem por defeito os serviços planeados para o dia. Use os filtros para ver todos os serviços.

Sair

É importante que termine a sua sessão de trabalho depois de fazer os registos necessários, especialmente se trabalha num posto/dispositivo utilizado por vários colaboradores.

Carregue no botão para “sair”, junto do seu nome 6.

6. Se estiver em modo offline, a aplicação mostrará um aviso a indicar que só conseguirá voltar a entrar quando tiver ligação à internet.

Controlo

Todas as informações registadas ficam disponíveis no Módulo Base, nas páginas de Controlo de registos e Ocorrências.

Trabalhar sem acesso à internet

Se ficar sem ligação à internet, a Aplicação de Registo fica no modo offline, mas permite-lhe continuar a consultar a informação disponível e a fazer registos 7.

Nessas situações, aparece um alerta no topo da aplicação a indicar este estado. É importante ter em consideração que a informação é a que foi possível obter no último acesso com ligação à internet, i.e. os dados pessoais e os planos poderão estar desatualizados.
7. Importante: Antes de começar a trabalhar sem acesso à internet, da primeira vez, deve aceder:
  • ao(s) utente(s) em que irá fazer registos, para obter os respetivos dados pessoais e PIC, e/ou
  • ao(s) serviço(s) necessários, e.g. alimentação, também para obter a ordem de serviço.

Se fizer registos em modo offline, eles ficarão pendentes, conforme indicado no topo da aplicação. Isto significa que estão apenas guardados no dispositivo e ainda não foram enviados para o Ankira.

Logo que haja novamente ligação à internet, a Aplicação tentará enviar os registos pendentes para o Ankira de forma automática. A qualquer altura, pode no entanto carregar em Sincronizar para tentar o envio.

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