Registar cuidados - Alimentação

O registo de cuidados e serviços prestados aos utentes, nomeadamente no apoio nas AVD, AIVD e saúde, é efetuado no Módulo de Registo. Este artigo é sobre o registo de cuidados de alimentação.

O registo de cuidados de alimentação pode ser efetuado selecionando o utente (menu Utentes) ou o serviço (menus Cuidados).

Vista Serviços

Para registar os cuidados de alimentação e hidratação prestados aos utentes carregue em Cuidados > Alimentação. No cartão de cada utente aparece o plano de cuidados:

Nos cuidados de alimentação o utilizador pode consultar as seguintes informações:

  1. Número de registos efetuados versus número de refeições planeadas para o dia; 
  2. Etiquetas associadas ao utente;
  3. Nível de dependência do utente na alimentação;
  4. Refeições;
  5. Dieta, consistência, local da refeição, preferências, alergias e intolerâncias alimentares (se identificadas);
  6. Observações relativas aos cuidados de alimentação.

Para registar os cuidados prestados a um utente na alimentação carregue no cartão do utente e:

  1. Selecione a refeição;
  2. Assinale o tipo de refeição (habitual e/ou suplemento);
  3. Registe a hidratação;
  4. Registe informações adicionais no campo "Observações";
  5. Carregue em GRAVAR.

Os registos de alimentação e hidratação são independentes, ou seja, pode registar a refeição sem registar hidratação e vice-versa.

Múltiplos registos

Para efetuar os registos de alimentação e hidratação de todos os utentes, carregue em TODOS para selecionar todos os utentes. Para retirar utentes desta seleção basta carregar nos cartões respetivos.
Para efetuar os registos de alimentação e hidratação de vários utentes, selecione os vários utentes, carregando nos cartões respetivos.

Filtros

No Módulo de Registo, por defeito, aparecem todos os utentes com cuidados planeados para o dia (e que não estejam ausentes da instituição). O botão de filtro permite-lhe alterar esta seleção:
  • Se precisar de registar cuidados de alimentação e hidratação prestados a utentes que ainda estão marcados como ausentes, retire o visto da opção "excluir ausentes";
  • Se quiser selecionar apenas os utentes de uma resposta social, piso e/ou etiquetas, selecione as respetivas opções;
  • Se faz a atribuição de utentes a funcionários, ao ativar a opção "Meus Utentes" mostrará apenas os utentes associados ao utilizador.

Ordem de serviço

Em alternativa à visualização por cartões, está disponível a grelha com a ordem de serviço, idêntica à que existe no Módulo Base. Para a ativar, basta basta carregar no botão respetivo:

Vista Utentes

Na vista Utentes pode consultar os cuidados e/ou serviços planeados para cada utente e registar os cuidados e/ou serviços prestados. Para isso, carregue em Utentes e selecione o utente.
Para registar os cuidados de alimentação e hidratação, basta carregar no cartão referente à alimentação e proceder conforme descrito em Vista Serviços.
Na vista Utentes pode efetuar registos de alimentação e hidratação em utentes que não têm plano de cuidados de alimentação, retirando o visto do filtro "planeado para hoje".

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos