Adicionar candidato

Quando um potencial cliente e/ou os significativos contactam a instituição, ou quando um potencial utente é sinalizado pela Rede Social de Suporte, pode registar a inscrição no Ankira. Este artigo explica como adicionar um candidato à lista de inscritos e editar as informações.

Estados de candidatura

No Ankira os candidatos podem estar num de três estados diferentes:

  1. Inscritos - este é o estado inicial, onde o registo do candidato é colocado quando é feita uma nova inscrição. Nesta fase, a instituição deve confirmar que o candidato cumpre os critérios de admissibilidade, i.e. que o perfil individual e os cuidados e serviços pretendidos se enquadram nas caraterísticas da instituição. Já nesta fase, é possível usar diferentes instrumentos de avaliação para caraterizar o candidato: dependência, funcionamento cognitivo, rede social, entre outros.
  2. Lista de espera - se o inscrito foi considerado admissível, transita para um candidato efetivo, i.e. para a lista de espera. Este pode agora ser avaliado quanto aos critérios de admissão1, que definem os parâmetros estabelecidos pela instituição para ordenar a lista de espera.
  3. Arquivo - todas as inscrições que não resultem na admissão podem ser arquivadas, seja um inscrito (e.g. por não ser admissível) ou um candidato (e.g. por desistência). Uma inscrição arquivada pode ser reativada.
1. Os critérios de admissão (também designados de seriação ou hierarquização) da instituição, incluindo o peso (ponderação) de cada um, podem ser definidos na página de configuração.

Adicionar candidato

Para adicionar um candidato, entre no Módulo Base do Ankira e carregue no botão + do menu CANDIDATOS > inscritos para abrir a ficha de inscrição:

  1. Valide o número de candidato2 que aparece no campo "Candidato n.º".
  2. Confirme a data de inscrição no campo "Data de inscrição".
  3. Introduza o nome completo do candidato no campo "Nome".
  4. Opcionalmente, pode já preencher outros campos que considerar relevantes.
  5. Clique em "gravar" no canto superior direito.

O candidato é adicionado aos inscritos.

2. O número do candidato deve ser único, independentemente do estado em que se encontra a inscrição. Isto também se aplica aos números dos candidatos admitidos. Ao abrir uma nova inscrição, o Ankira sugere um novo número, baseando-se na inscrição anterior, mas pode colocar outro número.

Editar candidato

Para consultar a inscrição, navegue para CANDIDATOS > inscritos (ou lista de espera ou arquivo) e clique no nome do candidato. Para editar a ficha de inscrição, clique em "editar" no canto superior direito. 

No modo de edição poderá registar mais informações relativas ao candidato, nomeadamente:

  • Informação pessoal
    • Etiquetas associadas ao candidato
    • Tipo(s) de resposta
    • Fotografia
    • Nome, data de nascimento (e, opcionalmente, de aniversário), números de identificação e validade dos documentos
    • Profissão, habilitações literárias, estado civil
    • Entre outros
  • Informação adicional
    • Médico e enfermeiro de família, Centro de Saúde
    • Principais problemas
    • Campos adicionais3
  • Morada
  • Contactos

Para gravar as alterações clique em "gravar" no canto superior direito.

3. Para adicionar campos à secção "Informação adicional" envie um pedido para suporte@ankira.pt.

Anexar documentos

Para anexar documentos à ficha de inscrição:

  1. Clique na caixa cinzenta no canto superior direito e selecione os ficheiros que quer anexar, OU
  2. Selecione no computador os ficheiros que quer anexar e arraste-os para a caixa cinzenta.

Editar histórico

Na secção "Histórico" pode consultar o histórico do candidato, nomeadamente as data de inscrição e de registo da inscrição no Ankira, bem como o nome do utilizador responsável pelo registo.

Para adicionar uma observação ou corrigir uma data no histórico, carregue no botão de edição da respetiva linha e guarde no final.

Adicionar notas

Na secção "Registos" pode adicionar outras notas:

Registar outras informações

Para complementar a inscrição pode ainda registar informações nos separadores:

  • Rede Familiar4
  • Sócio-económico
  • Diagnóstico
  • Dependência
4. Caso tenha inserido o contacto de referência na inscrição, os respetivos dados aparecem neste separador.

Descarregar ficha ou declaração inscrição

Para descarregar a ficha de inscrição em PDF 5 clique no botão "nuvem" no canto superior direito e selecione uma das opções:

  • Sem histórico - a secção "Histórico" não aparece no documento; tem campos para as assinaturas do Diretor Técnico e do Cliente.
  • Com histórico - a secção "Histórico" aparece do documento; não tem campos para as assinaturas.

Pode ainda utilizar a funcionalidade gerar contrato para emitir uma declaração/comprovativo de inscrição.

5. As notas adicionadas na secção "Notas" não aparecem no documento exportado para PDF. Pode exportar estas observações clicando em EXPORTAR do lado direito da secção "Registos".

Alterar o estado da inscrição

Na página de cada um dos 3 estados, são listados os candidatos que estão na respetiva fase: inscritos, em lista de espera ou arquivados. Para alterar o estado da inscrição, basta carregar no botão que surge na última coluna dessa linha ("Ações"). Por exemplo, na lista de espera:

As ações disponíveis (dependendo do estado da inscrição) são:

  • Passar a admissível - indicar a inscrição como sendo admissível, passando esta para a Lista de espera.
  • Passar a não admissível - indicar a inscrição como não sendo admissível, passando esta para o Arquivo.
  • Arquivar - arquivar a inscrição, com a possibilidade de indicar um motivo e observações para o arquivamento.
  • Passar a inscrito - transitar a inscrição, da Lista de espera ou do Arquivo, novamente para os Inscritos.
  • Passar a ativo - admitir o utente, passando para os Ativos.
  • Eliminar - eliminar definitivamente a inscrição (apenas para as arquivadas).

Para admitir um candidato como utente, o procedimento é o mesmo, selecionando a opção "passar a ativo".

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