Monitorizar sintomas de COVID-19

Uma das estratégias e procedimentos a adotar para prevenir a propagação da COVID-19 nas instituições é a monitorização de sintomas de utentes e funcionários. A ferramenta COVID-19 do Ankira permite o registo diário da temperatura e saturação de oxigénio e da presença ou ausência de sintomas compatíveis com COVID-19.

Monitorização de sintomas de utentes

Para aceder1 à monitorização de sintomas de utentes (compatíveis com COVID-19) clique na barra "NOVA FERRAMENTA COVID-19" que está disponível no Dashboard ou no menu superior clique INÍCIO > covid-19.

Para adicionar um novo registo clique no botão +NOVO que aparece do lado direito do ecrã, ao lado da legenda:

  1. Selecione o utente (pode escrever o nome na caixa de pesquisa para uma seleção mais rápida).
  2. Confirme a data e hora do registo.
  3. Registe a presença ou ausência de sintomas2 (critérios clínicos):
    1. Selecione a opção "nenhum" para ausência de sintomas;
    2. Selecione a intensidade - "Ligeiro", "Moderado" ou "Severo - para presença de sintomas.
  4. Assinale os critérios epidemiológicos (se aplicável).
  5. Se houver medição da temperatura ou da saturação de oxigénio, registe os valores nos respetivos campos.
  6. Registe informações adicionais no campo "Observações".
1. Esta ferramenta apenas está acessível a utilizadores com permissões para aceder a sinais vitais.
2. Por defeito aparecem os principais sintomas de COVID-19, mas pode registar outros abrindo a caixa "Outros sintomas".

Depois de adicionar o primeiro registo de um utente ele irá aparecer na tabela. Cada linha corresponde a um utente. Na coluna "Nome" tem a identificação do utente (fotografia e nome), a idade e os problemas de saúde identificados na área de Apoio Clínico (Info Saúde). Se tiver sido assinalado algum critério epidemiológico, nesta coluna aparece também a indicação do último registo de cada critério.

Nas colunas com a data tem os registos de monitorização efetuados nessas datas.

Quando o utente já tem registos de monitorização no período apresentado, basta clicar no + que aparece no canto superior de cada célula para adicionar um novo registo na data pretendida:

Para editar um registo:

  1. Clique no registo que quer editar;
  2. Edite as informações;
  3. Clique em GRAVAR.

Na parte inferior do registo tem o histórico de alterações ao registo (data, hora, utilizador que adicionou e/ou editou o registo).

Para eliminar um registo:

  1. Clique no registo que quer eliminar;
  2. Clique em ELIMINAR;
  3. Confirme que pretende eliminar o registo, clicando em OK (esta ação é irreversível).

Nota: Os registos efetuados no Módulo de Registo também aparecem nesta página.

Histórico do utente

Ao clicar no nome de um utente é apresentada uma vista com todos os seus registos, nos últimos 15/30 dias ou de um mês em particular:

Nesta página, além de conseguir igualmente criar novos registos, pode EXPORTAR a informação para PDF e para Excel.

Monitorização de sintomas de funcionários

A monitorização dos sintomas de funcionários funciona de forma em tudo idêntica à que é feita para os utentes. Neste caso, a informação do funcionário é mais simples, já que não existe introdução de problemas de saúde no seu processo.

No caso dos funcionários, o registo de sintomas pode também ser feito no Módulo de Registo, mas neste caso apenas em auto-monitorização. Ou seja, só o próprio utilizador pode registar os seus sintomas e temperaturas.

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