Monitorizar sintomas de COVID-19
Uma das estratégias e procedimentos a adotar para prevenir a propagação da COVID-19 nas instituições é a monitorização de sintomas de utentes e funcionários. A ferramenta COVID-19 do Ankira permite o registo diário da temperatura e saturação de oxigénio e da presença ou ausência de sintomas compatíveis com COVID-19.
Monitorização de sintomas de utentes
Para aceder1 à monitorização de sintomas de utentes (compatíveis com COVID-19) clique na barra "NOVA FERRAMENTA COVID-19" que está disponível no Dashboard ou no menu superior clique
.Para adicionar um novo registo clique no botão
que aparece do lado direito do ecrã, ao lado da legenda:- Selecione o utente (pode escrever o nome na caixa de pesquisa para uma seleção mais rápida).
- Confirme a data e hora do registo.
- Registe a presença ou ausência de sintomas2 (critérios clínicos):
- Selecione a opção "nenhum" para ausência de sintomas;
- Selecione a intensidade - "Ligeiro", "Moderado" ou "Severo - para presença de sintomas.
- Assinale os critérios epidemiológicos (se aplicável).
- Se houver medição da temperatura ou da saturação de oxigénio, registe os valores nos respetivos campos.
- Registe informações adicionais no campo "Observações".
1. Esta ferramenta apenas está acessível a utilizadores com permissões para aceder a sinais vitais.
2. Por defeito aparecem os principais sintomas de COVID-19, mas pode registar outros abrindo a caixa "Outros sintomas".
Depois de adicionar o primeiro registo de um utente ele irá aparecer na tabela. Cada linha corresponde a um utente. Na coluna "Nome" tem a identificação do utente (fotografia e nome), a idade e os problemas de saúde identificados na área de Apoio Clínico (Info Saúde). Se tiver sido assinalado algum critério epidemiológico, nesta coluna aparece também a indicação do último registo de cada critério.
Nas colunas com a data tem os registos de monitorização efetuados nessas datas.
Quando o utente já tem registos de monitorização no período apresentado, basta clicar no
que aparece no canto superior de cada célula para adicionar um novo registo na data pretendida:Para editar um registo:
- Clique no registo que quer editar;
- Edite as informações;
- Clique em .
Na parte inferior do registo tem o histórico de alterações ao registo (data, hora, utilizador que adicionou e/ou editou o registo).
Para eliminar um registo:
- Clique no registo que quer eliminar;
- Clique em ;
- Confirme que pretende eliminar o registo, clicando em (esta ação é irreversível).
Nota: Os registos efetuados no Módulo de Registo também aparecem nesta página.
Histórico do utente
Ao clicar no nome de um utente é apresentada uma vista com todos os seus registos, nos últimos 15/30 dias ou de um mês em particular:
Nesta página, além de conseguir igualmente criar novos registos, pode a informação para PDF e para Excel.
Monitorização de sintomas de funcionários
A monitorização dos sintomas de funcionários funciona de forma em tudo idêntica à que é feita para os utentes. Neste caso, a informação do funcionário é mais simples, já que não existe introdução de problemas de saúde no seu processo.
No caso dos funcionários, o registo de sintomas pode também ser feito no Módulo de Registo, mas neste caso apenas em auto-monitorização. Ou seja, só o próprio utilizador pode registar os seus sintomas e temperaturas.