Planear cuidados - Enfermagem

Do Plano de Individual de Intervenção (PII) decorre a elaboração do Plano Individual de Cuidados (PIC), que orienta a frequência e os cuidados/serviços que o utente recebe. No Ankira os cuidados estão divididos em quatro áreas: Apoio AVD, Apoio AIVD, Apoio psicossocial e Apoio clínico. Este artigo é sobre a gestão de intervenções/tratamentos de enfermagem (plano, registo e controlo).

Tratamentos de enfermagem

Antes de começar a elaborar os planos de cuidados de enfermagem dos seus utentes deve verificar se os tratamentos de enfermagem que efetua na instituição já estão na lista.

No menu junto ao seu nome de utilizador, selecione configuração1. Na caixa Tratamentos > Enfermagem tem os tratamentos de enfermagem. Nesta página pode gerir os tratamentos de enfermagem da sua instituição (adicionar, editar e apagar).

1 Só os utilizadores com perfil Administrador têm acesso à configuração.

Plano de tratamentos de enfermagem

No Ankira o plano de cuidados de enfermagem (intervenções/tratamentos) é elaborado na área de Apoio clínico, no separador Enfermagem 2.

2 Os planos de medicação (terapêutica do utente) e monitorização de sinais vitais são elaborados em separadores próprios.

Para aceder a esta área selecione:

  1. UTENTES > ativos, escolha o utente e aceda ao Apoio clínico no menu de seleção rápida OU
  2. PLANOS > planos individuais e aceda ao Apoio clínico na coluna "Cuidados".

Para estabelecer o plano carregue em +NOVO na secção "Tratamentos" do separador Enfermagem.

  1. Introduza a data de início do plano e, se aplicável, a data de fim.
  2. Selecione o tipo de intervenção/tratamento.
  3. Selecione a periodicidade (repetição, dias e horas).
  4. Registe outras indicações ou informações no campo "Observações".
  5. Guarde o plano.

Alteração do plano

Periodicamente poderá ser necessário rever o plano de cuidados ( e.g. após revisão do Plano Individual de Intervenção, devido a uma alteração no estado do utente, etc.). Para manter o histórico de alterações ao plano, deve sempre carregar em +novo e definir um novo plano. O botão de edição só deve ser utilizado para corrigir informação.

O plano de tratamentos de enfermagem estabelecido pode ser consultado no Módulo Base e no Módulo de Registo.

Ordem de serviço

Em PLANEAMENTO > ordens de serviço, separador Enfermagem, pode consultar e exportar as intervenções/tratamentos de enfermagem planeados para os utentes da instituição.

Registo de tratamentos de enfermagem

O registo de tratamentos de enfermagem pode ser efetuado no Módulo Base ou no Módulo de Registo. O registo de tratamentos de enfermagem no Módulo Base é efetuado na área de Apoio clínico, na secção "Registos" do separador Enfermagem.

  1. Carregue em NOVO e selecione "Registo de Enfermagem (simples)" ou "Registo de Enfermagem"2.
  2. Registe as informações.
  3. Guarde o registo.
2 O Registo de Enfermagem tem os campos "Tipo de tratamento", "Intervenções", "Orientações" e "Observações". O Registo de Enfermagem (simples) permite-lhe criar um registo mais rapidamente preenchendo apenas as observações. Pode no entanto complementar a informação mais tarde, editando o registo.
No campo "Orientações" existe um botão para enviar uma mensagem com as orientações para os Funcionários no Módulo de Registo.

Controlo de tratamentos de enfermagem

Para controlar/verificar os tratamentos de enfermagem3 que estão a ser prestados aos utentes aceda a CONTROLO > registos e selecione o separador Enfermagem (Mais > Saúde).

Para controlar/verificar os tratamentos de enfermagem que estão a ser prestados a um determinado utente aceda a CONTROLO > registos e selecione "Utente" no separador Mais.

3 No CONTROLO > registos só aparecem os tratamentos de enfermagem que são registados no Módulo de Registo.

Perguntas frequentes

É possível adicionar modelos (e.g. avaliação inicial de enfermagem, registo de tratamento de feridas, registo de quedas, ...) ao Ankira?

Sim. A nossa equipa pode adicionar novos formulários na secção "Registos" do separador Enfermagem; basta enviar o modelo através da ajuda da área de cliente ou para o e-mail suporte@ankira.pt. 

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos