Primeiros passos

Se o Ankira acabou de ser instalado para a sua organização e não sabe por onde começar, este artigo ajuda-o com os primeiros passos.

Adicionar novas contas

A sua instalação Ankira é disponibilizada com apenas um utilizador, criado a partir do e-mail que indicou no processo de subscrição. Esta conta tem o perfil de Administrador, que lhe permite criar todas as outras contas que vão ter acesso à instalação.

Para criar os restantes utilizadores, veja o artigo  Criar e gerir contas (Utilizadores e Funcionários).

Configurações

Antes de começar a introduzir dados na plataforma, recomendamos que tire algum tempo para ver as opções que pode configurar no Ankira. Para isso, aceda ao menu de topo e carregue em "configuração":

Na página de Configuração, encontrará opções divididas nas seguintes áreas:

  • Instituição
    • Dados - alguma informação básica acerca da sua organização. A "avaliação do PI (meses)" determina a frequência com que os planos individuais devem ser reavaliados. A morada é usada no cabeçalho dos documentos que exporta do Ankira.
    • Pisos - os pisos que introduzir nesta área estarão disponíveis para associação aos utentes.
    • Respostas - as respostas sociais, e respetiva capacidade, que quer usar no Ankira. Note que a seleção que escolher nesta área não impede que introduza utentes a outra resposta social, apenas ajudará a gerar alguns gráficos e estatísticas.
  • Critérios de admissão1 - os critérios que a sua organização usa, tipicamente definidos nos seus estatutos, para a seriação dos candidatos em lista de espera. Para cada critério deve atribuir um peso, de tal forma que o total some 100 pontos.
  • Pertences - antes de poder registar pertences aos seus utentes deve definir a tipologia usada pela sua organização. Para isso, adicione nesta área cada tipo de pertence (e.g. "casacos") associado aos grupos pré-definidos (e.g. "roupa").
  • Alimentação2
    • Dietas/Consistência - os tipos de dieta e consistência que podem ser definidos nos planos dos utentes no apoio nas AVD. Note que a plataforma tem por defeito alguns valores pré-carregados, que pode alterar ou eliminar.
    • Locais - os locais de refeição que pode definir também no apoio nas AVD.
  • Vestuário2
    • Tratamento - as opções quanto ao tipo de tratamento do vestuário, a definir nos planos dos utentes no apoio nas AVD. 
    • Escolha - idêntico ao tratamento, mas referente às opções relativamente a quem escolhe o vestuário dos utentes.
  • Tratamentos2 - as tipologias disponíveis para programar e registar tratamentos/procedimentos no apoio clínico, para as áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala. 
  • Atividades2 - as tipologias que podem ser usadas no plano de atividades sócio-culturais.
1 A plataforma tem, por defeito, alguns critérios de exemplo. Para introduzir novos critérios deve solicitar apoio através do e-mail suporte@ankira.pt.
2 A plataforma tem, por defeito, alguns valores pré-carregados, que pode alterar ou eliminar. Depois de ter planos ou registos associados a um valor existente, não é possível esse valor.

O primeiro utente

Ficha pessoal

A instalação do Ankira é tipicamente entregue sem nenhum utente introduzido (exceto nos casos em que foi feita a importação de dados). Para criar o primeiro utente aceda ao menu Utentes e carregue em "novo..." 3.

Numa primeira fase, são solicitados os dados pessoais do utente (nome, data de dascimento, etc.), alguma informação clínica adicional opcional e os dados do contacto de referência.

Depois de guardados estes dados, ficam disponíveis os separadores na ficha:

  • os "dados pessoais" que já preencheu
  • a "rede familiar" do utente, que inclui o contacto introduzido na criação da ficha
  • a informação do estado "sócio-económico"
  • informação de "diagnóstico"
  • avaliação da "dependência" (a inicial)
  • a "pontuação", relativamente aos critérios de admissão (estará vazia se o utente foi criado diretamente no estado ativo, sem passar pelos candidatos)
  • os "serviços" contratados (especialmente para os SAD)
  • a área para registo dos "pertences"
3 Pode, em alternativa a introduzir logo como utente, criar a ficha como inscrito no menu Candidatos. De seguida, na tabela de "inscritos", pode transitar a pessoa para a lista de espera ("passar a admissível") ou diretamente para utente ("passar a ativo").

Plano individual de cuidados e de intervenção

Uma vez criado o utente, pode dar início à definição do seu plano de cuidados e do plano de intervenção. O Ankira agrega toda essa informação no menu Planos, em "Plano individual".

Ao entrar nessa página encontrará uma tabela com todos os utentes ativos e, para cada um deles, um conjunto de áreas a que consegue aceder:

  • Plano individual de intervenção (PII) - ao carregar no nome do utente entrará numa página onde pode definir o plano de intervenção geral, com os problemas/necessidades, objetivos/metas, a intervenção e o responsável. Estes planos têm a duração indicada na página de configurações e agregam, para esse período, um conjunto de dados submetidos no apoio AVD, no apoio clínico e no apoio psicossocial, de forma a apoiar a avaliação e a revisão do plano.
  • Plano individual de cuidados (PIC) - página resumo do plano de cuidados, que compila informação do Apoio nas AVD e do Apoio nas AIVD.
  • Apoio nas AVD4 - planeamento dos cuidados básicos nas atividades de vida diária: alimentação, banho, higiene pessoal, vestuário, deitar, posicionamentos e eliminação.
  • Apoio psicossocial - tipicamente por um psicólogo, esta área que permite fazer uma avaliação de parâmetros associados à "cognição" (funcionamento cognitivo, depressão, auto-conceito), à vertente "social" (satisfação com o suporte e os serviços, conflitos) e à "qualidade de vida" (que refletem vetores da escala WHOQOL). Pode ainda usar esta área para fazer diferentes registos (atendimentos individuais, reuniões com a família, outras diligências) e definir as preferências ou aptidões do utente relativamente às "atividades" sócio-culturais.
  • Apoio clínico - área que centraliza toda a informação clínica relativa ao utente:
    • "consultas", para planeamento das consultas e, opcionalmente, colocar os registos médicos;
    • "medicação", para programar a medicação a tomar normalmente e em SOS;
    • "sinais vitais", para planeamento e registo das medições de sinais vitais;
    • "enfermagem", para planeamento e registo de tratamentos de Enfermagem;
    • "fisioterapia", para planeamento e registo de tratamentos de Fisioterapia;
    • "outros", para planeamento e registo de tratamentos/procedimentos de Terapia Ocupacional, Terapia da Fala e Nutrição;
    • "info saúde", para registo de diversas informações clínicas (grupo sanguíneo, médico de família, etc.).
  • Apoio nas AIVD - planeamento de "transporte" e "higiene habitacional".
  • Calendário - acesso ao calendário individual do utente, que compila consultas, tratamentos, atividades, etc. 
4 A abordagem do Ankira na área de Apoio nas AVD é integrar a (re)avaliação do utente com o processo de planeamento dos respetivos cuidados, usando como referência a Escala de Barthel. Por exemplo, num único passo é definida a dependência na alimentação e o tipo de serviço planeado (refeições, dietas, etc.).

Próximos passos

Depois de criados os utentes e definidos os respetivos planos, sugerimos que explore algumas áreas:

  • Ordens de Serviço, no menu Planeamento, que lhe permite ver os mapas automaticamente gerados para cada atividade (banho, alimentação, etc.);
  • Estatísticas, que mostra uma visão global das caraterísticas dos seus utentes;
  • Atividades, onde pode começar a criar atividades sócio-culturais, às quais associa utentes.

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