Nota de alta ou transferência

Em situação de emergência, doença ou transferência para outra resposta/unidade é necessário fornecer informação clínica para uma adequada receção do utente e continuidade na prestação de cuidados de saúde. O Ankira tem disponível uma Nota de Alta/Transferência que recolhe toda a informação relevante registada no processo individual do utente. Este artigo é sobre a elaboração/exportação da Nota de Alta ou Transferência.

Nota de Alta no Módulo Base

Pode aceder à informação clínica do seu utente em situação de emergência no Módulo Base de duas formas:

  1. Com o processo de um utente aberto, por exemplo em UTENTES > ativos, clique em Nota de Alta no menu de seleção rápida:

  2. Ou clique no ícone respetivo da coluna "Ações" em UTENTES > ativos:

O "documento" disponibiliza as seguintes dados e informações:

  • Dados pessoais e data de admissão;
  • Contactos da instituição e do familiar de referência;
  • Informação de saúde;
  • Consultas médicas realizadas;
  • Plano terapêutico (medicação);
  • Sinais vitais registados;
  • Vacinas administradas;
  • Ocorrências (situações anómalas) registadas.

Antes de exportar o documento - carregar em EXPORTAR - tem a possibilidade de:

  1. Alterar o nome do documento (e.g. para Ficha Clínica).
  2. Selecionar quais as secções a exportar, colocando (para incluir) ou retirando o visto (para excluir).
  3. Introduzir no campo "Observações" informações sobre o episódio de emergência, a situação do utente, a necessidade de cuidados de saúde, etc..

Nota de Transferência

Em caso de transferência para outra resposta/unidade, cada profissional (Psicólogo, Assistente Social, Médico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, etc.) pode elaborar o seu relatório de alta/transferência na área onde efetua os registos no Módulo Base. Para este efeito está disponível, nas secções "Registos" de vários separadores das áreas de Apoio psicossocial e Apoio clínico, o formulário "Registo de Nota de Alta".

Para aceder à informação do utente em caso de transferência para outra resposta/unidade, incluindo aos relatórios de nota de alta/transferência elaborados pelos vários profissionais, os passos são idênticos aos da nota de alta.

Nota de Alta/Transferência na Aplicação de Registo

Na Aplicação de Registo também é possível aceder a informação clínica do utente em situação de emergência. Para um utilizador da Aplicação de Registo poder descarregar a Nota de Alta/Transferência, o cargo que lhe está associado tem de ter permissão para o efeito ("Nota de Alta").

Para ler mais sobre as permissões da Aplicação de Registo em Alterar perfis e permissões de utilizadores.

Na Aplicação de Registo não é possível efetuar alterações antes de exportar a Nota de Alta/Transferência. O documento inclui os dados e informações definidos na configuração.

Configuração

O Ankira permite definir, tanto para o Módulo Base como para a Aplicação de Registo, exatamente que dados e informações são incluídos na geração da nota de alta. 

Para definir estas opções, aceda à página de configuração:

Na secção "Nota de Alta", é apresentado um quadro onde é possível definir:

  • O título por defeito1 a atribuir ao documento
  • Os dados incluídos por defeito no Módulo Base
  • Os dados incluídos na Aplicação de Registo

1. No Módulo Base, o utilizador pode alterar a seleção antes de exportar o documento. No caso da Aplicação de Registo, o documento é sempre exportado tal como definido na configuração.

Na sub-secção "Campos Extra" é ainda possível indicar que campos "extra" (criados para a instalação) da ficha do utente devem ser incluídos na área dos dados pessoais.

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos