Registar participação em atividades na Aplicação de Registo
Este artigo explica como registar participantes em atividades na Aplicação de Registo.
O registo de participantes em atividades é essencial para monitorizar o envolvimento dos utentes, avaliar o impacto das atividades no seu bem-estar, planear recursos de forma eficiente, cumprir requisitos institucionais e documentar a execução das atividades.
Também facilita a comunicação com familiares e a coordenação da equipa multidisciplinar.
Registar participantes em atividades
Pode registar participantes em atividades planeadas para o dia atual e realizadas em dias anteriores. Não é possível registar participantes em atividades planeadas para os próximos dias (atividades futuras).
O procedimento a seguir depende se os participantes estão previstos.
Registar participantes previstos
Se os participantes a registar estão previstos, ou seja, se o técnico responsável os adicionou ao agendar a atividade na Aplicação Base, siga estes passos:
- No menu de navegação, selecione Serviços > Atividades.
- Na página Atividades, selecione o cartão da atividade.
- Para iniciar o registo, na página da atividade, selecione um ou mais utentes.
- Para registar que o utente participou, ative o botão de alternância Participou.
- Por omissão, o botão de alternância Participou está inativo.
- Opcional: Para avaliar a participação do utente, no campo Objetivo, selecione uma das opções.
- Opcional: No campo Opinião do utente, selecione uma das opções.
- Opcional: No campo Observações, insira as notas referentes à participação do utente.
- Toque em Guardar.
Depois de guardar, o cartão dos utentes que participaram fica verde, permitindo identificar rapidamente quem participou na atividade.
Registar participantes não previstos
Para registar a participação de utentes não previstos, isto é, que o técnico responsável não adicionou ao agendar a atividade na Aplicação Base, faça o seguinte:
- No menu de navegação, selecione Serviços > Atividades.
- Na página Atividades, selecione o cartão da atividade.
- No menu superior, toque em Adicionar.
- Na caixa de diálogo Selecione os utentes, selecione um ou mais utentes.
- Pode usar a pesquisa e os filtros para facilitar a seleção.
- Toque em Confirmar.
- Opcional: Para avaliar a participação do utente, no campo Objetivo, selecione uma das opções.
- Opcional: No campo Opinião do utente, selecione uma das opções.
- Opcional: No campo Observações, introduza as notas referentes à participação do utente.
- Toque em Guardar.
Se avaliar a participação do utente e registar a opinião do cliente, as opções selecionadas aparecem no cartão. Se tiver inserido observações, estas também ficam visíveis no cartão.
Perguntas frequentes
Posso selecionar todos os utentes de uma vez?
Sim. Na página da atividade, toque em ☐ Selecionar todos para selecionar todos os utentes de uma só vez.
Como é que identifico os utentes sem avaliação da participação?
Os utentes cuja participação não foi avaliada têm um círculo cinzento, no canto superior direito do cartão. Se a participação tiver sido avaliada, o círculo apresenta a cor correspondente ao resultado:
- Verde - Atingido;
- Amarelo - Parcialmente atingido;
- Vermelho - Não atingido.
Posso editar os registos de participação?
Sim. Volte a selecionar os utentes na página da atividade para atualizar o registo e toque em Guardar para confirmar as alterações.
Como avalio a participação de um utente?
Na página da atividade, selecione o utente e utilize os campos:
- Objetivo - Para indicar se a participação atingiu os objetivos;
- Opinião do utente - Para selecionar a perceção do utente;
- Observações - Para adicionar notas relevantes sobre a avaliação da participação e opinião do utente.
Depois, toque em Guardar.