Agendar e registar visitas a utentes
Para ajudar as instituições a garantir o agendamento prévio das visitas e a ter organizado um registo de visitantes o Ankira tem áreas para as visitas aos utentes no Módulo Base e na aplicação de Registo. Este artigo é sobre o agendamento de visitas, o registo de visitas e a consulta/exportação de estatísticas e listagens de visitas e visitantes.
Neste artigo:
Configurar horário das visitas
Por defeito, é possível agendar visitas em qualquer horário no Ankira. Se pretender limitar o período em que as visitas ocorrem na sua instituição, pode fazê-lo:
- Aceda à página de "Configuração", no menu de topo;
- Desça até à caixa "Utentes" e clique para expandir;
- Na secção Visitas, introduza a hora inicial e final para as visitas.
Agendar visitas a utentes
A área de visitas a utentes no Módulo Base está disponível no menu
:Para agendar uma nova visita a um utente:
- Clique numa hora no calendário ou carregue em 1.
- Selecione o utente (pode utilizar a caixa de pesquisa na parte superior).
- Selecione o visitante2 (mais uma vez, pode utilizar a caixa de pesquisa na parte superior para localizar um visitante específico). Se o visitante for --outra pessoa-- tem de inserir o nome, o contacto e o parentesco (opcional).
- Pode adicionar outro visitante clicando em em VISITANTES ADICIONAIS.
- Pode adicionar outros detalhes da visita no campo "Observações".
- Clique em .
1. Quando agenda a visita desta forma, ou se clicar numa data/hora passada do calendário, também visualiza os campos do REGISTO. Esta forma de adicionar a visita é particularmente útil quando está a registar uma visita que não estava prevista - pode logo preencher todos os detalhes da visita, incluindo a data de entrada e saída do(s) visitante(s).
2. No campo "Visitantes" é apresentada a lista de familiares e pessoas próximas que está no separador REDE FAMILIAR.
Editar visita agendada/registada
Para editar uma visita a um utente no Módulo Base, aceda ao menu
e:- Clique na visita que pretende editar.
- Efetue as alterações à visita.
- Clique em para gravar as alterações.
Registar visitas a utentes
Para registar visitas a utentes no Módulo Base do Ankira, aceda ao menu
e:- Clique na visita que pretende editar.
- Adicione os detalhes da visita na secção REGISTO3:
- Hora de entrada;
- Hora de saída4;
- Se o visitante não compareceu ou cancelou, assinale apenas a opção "não compareceu/cancelou";
- Outros detalhes da visita no campo "Observações" (opcional). Nos casos quem visitante não compareceu ou cancelou a visita, pode inserir nesta campo o motivo do não comparecimento/cancelamento.
- Clique em para gravar as alterações.
3. A secção REGISTO só aparece na visita depois de a visita ter início.
4. As visitas só aparecem identificadas no calendário como efetuadas quando é introduzida a hora de saída do(s) visitante(s).
Eliminar visitas agendadas/registadas
Para eliminar visitas do calendário:
- Clique na visita que pretende eliminar.
- No canto inferior esquerdo cliquem em .
- Confirme a ação, clicando em na caixa de seleção.
Consultar o calendário de visitas do dia, da semana ou do mês
No calendário pode consultar a ocupação/disponibilidade para visitas a utentes e verificar as visitas agendadas, efetuadas e canceladas.
Alterar a vista do calendário
A vista padrão do calendário de visitas no Módulo Base do Ankira é a vista "Semana". Para alterar a vista:
- Clique no ícone de "opções" e selecione "Dia", "Semana" ou "Mês".
- No canto superior esquerdo selecione "Calendário" ou "Listagem".
Navegar no calendário
Para percorrer as datas:
- Utilize as setas no canto superior esquerdo do calendário para ir para datas recentes (no passado ou no futuro).
- Para voltar à data de hoje, clique no ícone do calendário ("Data atual") no canto superior esquerdo.
Filtrar visitas no calendário
Para restringir as visitas que vê no calendário, clique em
. Pode selecionar:- um utente;
- os tipos de Resposta;
- os pisos;
- as etiquetas.
Consultar dados estatísticos das visitas
Para além de poder consultar as visitas agendas, efetuadas e canceladas e a disponibilidade, na parte superior do calendário pode ainda consultar dados estatísticos de visitas. Os resultados são atualizados sempre que alterar a vista, navegar e/ou filtrar visitas no calendário.
Na vista padrão vê:
- Visitas - Número total de visitas;
- Canceladas - Número total de visitas canceladas;
- Duração média - Duração média das visitas em minutos;
- Utentes com visitas - Percentagem de utentes com visitas.
Para ver mais estatísticas, clique em "ver mais" no canto superior direito:
- Visitas por utente - Média de visitas por utente (no período selecionado).
- Visitantes por utente - Média de visitantes por utente (no período selecionado).
- Mais visitados - Utentes com mais visitas (no período selecionado).
Exportar listagens e estatísticas de visitas e visitantes
Para exportar uma listagem de visitas e visitantes:
- Nas vistas do calendário, selecione "Listagem".
- Para incluir o registo da visita na exportação (hora de entrada, hora de saída e observações), assinale a opção "Incluir registos" antes de exportar.
- Para incluir as estatísticas na exportação para PDF, marque a opção "Incluir estatísticas (pdf)".
- No canto superior direito clique em e selecione o formato do ficheiro de exportação (PDF ou EXCEL).