Gerir entradas e saídas de cozinha

Com o Ankira pode fazer o registo de entradas e saídas de artigos na cozinha, e ter informação atualizada acerca dos stocks.

Configurar as categorias

A sua área Ankira já foi pré-configurada com uma lista de categorias tipo. Antes de começar a fazer registos, aceda à página de "Configuração", no menu de topo, e verifique se pretende fazer alguma alteração:

Pode acrescentar categorias, bem como editar ou eliminar as já configuradas. Cada categoria pode ter uma cor associada, para facilitar a consulta e o registo da informação.

Introduzir compras (entradas)

Comece agora por introduzir algumas compras de artigos para a cozinha - aceda a CONTROLO > compras, abra o separador Cozinha e carregue no botão + NOVO:

  1. Crie o artigo (ou escolha um do lista, caso já o tenha criado), indicando a categoria a que pertence, a designação e as unidades a usar;
  2. Se está a registar uma compra para um utente em particular, escolha-o da lista; caso contrário, o artigo será adicionado ao stock geral da instituição;
  3. Opcionalmente coloque informações adicionais na caixa de observações;
  4. Indique a data de compra, que ficará como a data de entrada em stock;
  5. Indique a quantidade, na mesma unidade do artigo;
  6. Coloque o custo total do artigo; na coluna anterior, o sistema preencherá automaticamente o valor unitário.

Registar consumos (saídas)

Com artigos já introduzidos, pode começar a registar saídas à medida que os produtos vão sendo consumidos. Essa operação é feita com o Módulo de Registo, na nova secção COZINHA.

Para fazer um registo basta selecionar o artigo (pode filtrar por categoria, para mais facilmente o encontrar), introduzir a quantidade a dar baixa, opcionalmente deixar observações e gravar.

Os registos para os artigos adquiridos para utentes específicos podem ser feitos da mesma forma, bastando neste selecionar o artigo associado ao utente pretendido.

Controlar e acertar os stocks

Os movimentos de entrada e saída dos artigos fazem a atualização das unidades em stock, que podem ser consultadas na página criada para o efeito, em CONTROLO > stock

Nesta página, encontra todos os artigos com uma indicação das existências (previstas) em stock, bem como a indicação do custo médio unitário nos últimos 30 dias. Como, por diferentes motivos, o valor previsto pode não coincidir com as existências efetivas, pode fazer o acerto da quantidade e, opcionalmente, colocar observações.

Ao carregar no nome de um artigo, conseguirá ver o detalhe dos movimentos:

Perguntas frequentes

Enganei-me ao criar um artigo. Como posso corrigir?

Aceda à página CONTROLO > artigos e abra o separador COZINHA. Ao editar um artigo pode corrigir o nome, a categoria e as unidades.

Quem tem acesso à página do stock?

Para aceder à página de stock os utilizadores devem ter a permissão das Compras.

Já tinha criado anteriormente um "material" usado na cozinha. Preciso criar um novo artigo?

Depende. Para os materiais criados anteriormente no Ankira sem grupo associado (Eliminação, Higiene, Enfermagem ou Outros), aparece agora um alerta na página CONTROLO > compras, que lhe permite atribuir ao grupo e categoria corretos:

Se, por outro lado, tiver associado a um grupo, por exemplo Outros, já não conseguirá fazer a alteração no Ankira. Contacte o nosso suporte se pretender fazer a correção.

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos